Casa Created with Sketch.

Limpeza em oceanos remove cerca de 40 toneladas de plástico em um mês

A mais bem sucedida limpeza dos oceanos, promovida pela ONG Oceans Voyage Institute, contou com o apoio da tecnologia

 (Reprodução/Casa.com.br)

A instituição Oceans Voyage Institute, uma ONG sem fins lucrativos, está promovendo a maior limpeza dos oceanos já vista. Em apenas 25 dias, o projeto recolheu cerca de 40 toneladas de plástico do oceano Pacífico e está medindo os esforços para remover ainda mais lixo do mar.

Para tornar a limpeza possível, um navio cargueiro, com base na Califórnia, lançou-se ao mar em 23 de maio, procurando por redes fantasmas – aquelas que são usadas para pescarias e descartadas em alto mar –, e embalagens plásticas, utilizando um GPS para localizar o lixo. No ano anterior a limpeza, o instituto distribuiu rastreadores a marinheiros e mergulhadores e pediu que eles deixassem dispositivos nas redes que encontrassem no caminho.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Os rastreadores, do tamanho de uma bola de boliche, mostravam a localização em tempo real das redes de pesca, assim que ativados. Quando mapeados, o instituto conseguiu retirar as redes do oceano, bem como todo o plástico que encontraram no caminho até elas.

No dia 18 de junho, o navio voltou para Honolulu com 40 toneladas de resíduos de plástico no reboque. Para 2020, uma limpeza ainda maior está sendo planejada, com a ajuda de 150 rastreadores reutilizáveis.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Mary Crowley, fundadora da ONG, explica a importância da limpeza: “o problema com o plástico é que ele dura para sempre, então uma vez que as redes são deixadas no mar, continuam matando animais marinhos até que sejam retiradas”.

A maioria dos resíduos plásticos coletados nessa limpeza será levada para o programa de recuperação de energia de Honolulu e transformará as redes e embalagens em energia, para distribuir para os havaianos e vender para a companhia elétrica.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s