Casa Created with Sketch.

Guto Requena celebra igualdade com instalação na Praça da República

"Meu Coração Bate Como o Seu" fica exposta até setembro na capital paulista e carrega cores da bandeira LGBT+

 (Ana Mello/Casa.com.br)

Guto Requena, renomado designer, arquiteto e urbanista brasileiro, aposta na profissão para promover inclusão à comunidade LGBT+. Para celebrar a diversidade, o profissional projetou a instalação Meu Coração Bate Como o Seu, instalada na Praça da República, em São Paulo.

 (Ana Mello/Casa.com.br)

Exposta até setembro deste ano, a obra foi feita com apoio da Intel e National Geographic, responsável pela produção de uma série de TV chamada Hack the City, onde quatro artistas plásticos unem tecnologia e arte em projetos diferentes. O memorial celebra os 40 anos de ativismo LGBT+ na cidade de São Paulo.

Há pouco menos de um mês da Parada de Orgulho LGBT+, Guto alerta que este tipo de obra é importante para denunciar a violência e chamar a atenção para a diversidade. “O design pode ser uma poderosa ferramenta de ativismo, pois nos convida a pensarmos sobre igualdade e direitos humanos de maneira simples e com grande poder de propagação”, diz o profissional.

 (Ana Mello/Casa.com.br)

Composta por cilindros de aço carbono industrial, os tubos carregam cores da bandeira LGBT+. No interior da obra, há caixas de som que reproduzem o depoimento de ativistas. Ao anoitecer, as luzes no interior pulsam no ritmo dos batimentos cardíacos e transformam totalmente o memorial.

 (Ana Mello/Casa.com.br)

A obra tem como objetivo buscar empatia no público que está de passagem pela praça, através dos depoimentos reproduzidos na obra, que retratam diversos tipos de violência sofridos por pessoas LGBT+. Para participar, basta enviar um depoimento para o número (11) 99377-0058, com até três minutos de duração. Alguns depoimentos serão selecionados para integrar a exposição.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s