Casa Created with Sketch.

Este celular pode ficar do tamanho de um tablet!

A empresa OPPO projetou um smartphone cuja tela se desdobra como pergaminho até alcançar 18,7 centímetros

A partir de um botão, a tela do X 2021 desliza como um pergaminho

A partir de um botão, a tela do X 2021 desliza como um pergaminho (OPPO/Divulgação)

A empresa chinesa de eletrônicos OPPO revelou um novo conceito com o projeto do smartphone X 2021, que se expande ao desenrolar sua tela através de uma mini esteira transportadora.

Empresas como Samsung, Motorola, Microsoft e Huawei tentaram alcançar um efeito semelhante de mudança de tamanho por meio da novidade das telas dobráveis. Mas a tela OLED do X 2021 simplesmente se desenrola como um pergaminho, crescendo de 17 centímetros para 18,7 centímetros com o deslizar de um botão.

Um trio de inovações tecnológicas está por trás do mecanismo do celular

Um trio de inovações tecnológicas está por trás do mecanismo do celular (OPPO/Divulgação)

O efeito só é possível devido a um trio de inovações tecnológicas, centradas em torno do “mecanismo de roll-out”. A tela OLED flexível é laminada em uma trilha de aço, que se assemelha a uma esteira transportadora, permitindo que ela seja desenrolada quando necessário ao mesmo tempo que a fortalece e mantém a sua forma.

O corpo do telefone é constituído por uma “placa dois em um”, que consiste essencialmente em unidades semelhantes aos dentes de pentes, entrelaçadas para formar uma única superfície atrás da tela. Ao entrar no modo tablet, elas são separadas para acomodar a expansão da tela, deixando sempre um certo número de “dentes” apoiando o centro da tela para evitar que esta desmorone para dentro.

A placa do telefone é do tipo “dois em um” que se assemelha aos dentes de um pente

A placa do telefone é do tipo “dois em um” que se assemelha aos dentes de um pente (OPPO/Divulgação)

“Dois motores de acionamento embutidos no aparelho geram uma saída de força constante que é usada para retrair e estender a tela”, disse um representante da OPPO à Dezeen. “Este design garante que, conforme a tela se move, o estresse é distribuído igualmente. Mesmo um puxão ou empurrão repentino não danificará a tela”.

Graças a uma série de sensores de alta precisão, as imagens na tela podem se adaptar automaticamente à largura da tela conforme ela se expande. E essa expansão é “infinitamente variável”, o que significa que pode ser configurada para qualquer número de tamanhos desejados para jogos ou leitura de e-books, desde que estejam dentro das especificações do dispositivo.

A tela é suportada por dois conjuntos de motor, que facilitam a sua retração e expansão

A tela é suportada por dois conjuntos de motor, que facilitam a sua retração e expansão (OPPO/Divulgação)

“Comparado com o tamanho fixo da tela de uma tela dobrável, o ajuste em movimento da tela rolável promete possibilidades infinitas e pode até melhorar a produtividade do escritório e as experiências de entretenimento”, disse a OPPO.

Sensores permitem que as imagens da tela se adaptem aos movimentos de expansão ou retração

Sensores permitem que as imagens da tela se adaptem aos movimentos de expansão ou retração (OPPO/Divulgação)

Embora o X 2021 tenha sido apresentado no Inno Day da OPPO, a empresa afirmou que não há planos imediatos de torná-lo comercialmente disponível.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.