Autodesk faz mapeamento em 3D do Museu do Ipiranga
Referência em softwares para projetos, a Autodesk vai realizar o mapeamento 3D do Edifício-Monumento do Museu Paulista e dos objetos do seu acervo
Fechado para visitação desde de setembro de 2013, o Museu do Ipiranga terá o acervo captado em 3D pela Autodesk, para preservar a memória do monumento histórico. O trabalho da gigante dos softwares para projetos começou em dezembro de 2019 e conta com o apoio da empresa Faro Technologies, que será responsável pela captação e geração de imagens do Museu, usando equipamentos como scanners a laser e drones.
O projeto já foi realizado também no Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), em 2017, com o mesmo método. Todo o conteúdo do trabalho foi doado à Prefeitura de Petrópolis, responsável pela gestão do Museu.
O modelo tridimensional servirá como uma plataforma que poderá ser mobilizada tanto para criação de ambientes virtuais (para games educativos, visitas à distância), como para integrar sistemas de monitoramento de segurança e de conservação do patrimônio, que será exposto a partir de 2022, quando será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro.