Casa Created with Sketch.

A casa inteligente está mais perto do que você imagina!

Apple, Google, Amazon e Zigbee Alliance se uniram para discutir projetos de padronização que permitiriam sincronização de aparelhos

Já imaginou como seria mágico se todos os nossos eletrônicos conversassem? Seria possível controlar a casa inteira na palma das mãos. Bem, parece que esse futuro não está tão distante. Recentemente, Apple, Google, Amazon e Zigbee Alliance se uniram para criar uma verdadeira casa inteligente, com dispositivos que são compatíveis entre si e com seus aparelhos comandados por voz.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Com a supervisão da Zigbee Alliance – uma organização que trabalha com produtos de tecnologia e conectividade e cujos membros do conselho incluem representantes da IKEA, Legrand, NXP Semiconductors e Samsung SmartThings – o objetivo do grupo é facilitar a vida do consumidor na hora de sincronizar todos os equipamentos da sua casa e das empresas na hora de produzi-los por meio de um sistema padronizado.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Hoje, por exemplo, o Google Assistant, Amazon Alexa, Apple Siri e qualquer serviço de casa inteligente não estão integrados, e poucos são universalmente compatíveis. Com um padrão único de programação, os consumidores poderão escolher entre as diversas marcas e produtos. É como se fossem tomadas: não será mais preciso adaptadores pois os soquetes e cabos serão os mesmos para tudo.

 (Reprodução/Casa.com.br)

“Embora os dispositivos domésticos inteligentes sejam abundantes, a falta de um padrão de conectividade em todo o setor deixa as pessoas confusas e frustradas ao tentar entender quais dispositivos funcionam com cada ecossistema doméstico inteligente”, escreveu o vice-presidente de engenharia do Google, Nik Sathe, e o engenheiro principal do Google Nest, Grant Erickson, em um post de blog anunciando a iniciativa.

O primeiro rascunho deste ambicioso projeto deverá ser entregue no final de 2020, e se baseará em tecnologias já existentes como Alexa Smart Home da Amazon, Weave and Thread do Google, HomeKit da Apple e modelos de dados Dotdot da Zigbee Alliance.

E designers para esses produtos é o que não falta. O escritório dinamarquês BIG projetou há pouco tempo uma fechadura inteligente e o estúdio Bryte desenvolveu uma cama inteligente, que se ajusta para acomodar melhor as pessoas dormindo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s