Casa Created with Sketch.

Usina captura poluição do ar e ajuda a reverter mudanças climáticas

A empreitada é da Islândia e, segundo os resultados obtidos, é uma ótima maneira de diminuir a poluição e até reverter as mudanças climáticas

 (Reprodução/Casa.com.br)

Todos sabem que estamos em dívida com a Terra. Vemos isso nas mudanças climáticas, na disseminação de novas doenças e em todos os sinais que a Terra tem dado. Então, é do nosso conhecimento que, neste momento, devemos repensar todos os nosso hábitos e usar a tecnologia ao nosso favor. Dentre as possibilidades mil que têm sido apresentadas, uma delas, na Islândia, tem se mostrado promissora.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Trata-se do projeto da Climeworks, que há um tempo vem alertando o público em geral sobre a necessidade de eliminar o carbono que contamina o meio ambiente para conseguirmos atingir as metas de sustentabilidade propostas. A usina inovadora foi lançada na planta geotérmica CarbFix2, em Hellisheidi, e é capaz de capturar CO2 e convertê-lo em minério sólido, o que impede sua liberação na atmosfera. Ou seja, ela transforma o ar poluído em ar limpo.

 (Reprodução/Casa.com.br)

A usina funciona assim: primeiro os módulos tecnológicos capturam dióxido de carbono no ar, junto do sulfeto de hidrogênio do próprio ambiente. Depois eles são diluídos em água e enviados a mais de 700 metros de profundidade, onde, graças às rochas basálticas do local, produz-se um fenômeno pelo qual tudo é transformado em um mineral sólido, onde esses gases são ficam armazenados no solo permanentemente.

 (Reprodução/Casa.com.br)

O grande diferencial e benefício dessa tecnologia é que trata-se de uma alternativa segura, economicamente viável e escalável e é baseado em um fenômeno natural, que é acelerado por causa do filtro criado exclusivamente pela Climeworks. Desta forma, é possível alcançar o processo de mineralização natural da terra, que levaria séculos por exemplo, em cerca de menos de dois anos. A capacidade dessa usina é transformar 900 toneladas de CO2 por ano.

Que venham mais notícias boas como essa e que a tecnologia possa ser usada a favor do meio ambiente!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s