Tesla passa a produzir telhas geradoras de energia solar

A novidade, que já está sendo comercializada, é uma alternativa mais barata às telhas convencionais

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 16h04 - Publicado em 10 jun 2019, 15h50
Divulgação/Casa.com.br

Dos mesmos criadores do carro que viajou o espaço, vem aí o Solar Roof: telhas produzidas pela Tesla, capazes de absorver energia solar.

O material já foi testado, aprovado e agora está sendo comercializado em pequena escala em Fremont, na Califórnia. Elon Musk, CEO da Tesla, promete que o produto durará mais de 50 anos e que será mais barato que as telhas convencionais.

Segundo a empresa, a tecnologia custará US$ 21,85 por m² – US$ 2,65 a menos do que a mesma metragem de uma telha comum nos EUA.

Divulgação/Casa.com.br

O projeto pretende intercalar telhas comuns e solares, já que não é necessário que todas as peças sejam capazes de produzir energia. O consumidor pode incluir, no máximo, 70% da versão solar, enquanto a quantidade total de telhas depende da capacidade máxima de energia que a residência precisa produzir.

Continua após a publicidade

O Solar Roof funciona com a bateria doméstica da Tesla, o Powerall. Além de ser uma alternativa à geração de eletricidade tradicional, funciona também como um gerador de emergência em caso de queda de energia regular.

A produção em larga escala ocorrerá na cidade de Buffalo, em Nova York, com centenas de funcionários já contratados e uma fábrica de 1,2 milhão de metros quadrados. A meta é produzir, apenas nesta primeira fábrica, o equivalente à geração de 2 gigawatts/ano.


Para saber mais sobre sustentabilidade, acompanhe as redes sociais (FacebookInstagram) da CASACOR Sustentável!

Divulgação/CASACOR

 

Continua após a publicidade

Publicidade