Casa Created with Sketch.

Telhado verde é uma necessidade sustentável e cheia de benefícios

No Dia Mundial dos Telhados Verdes, 6 de junho, trazemos algumas dicas, cuidados e inspirações!

 (Divulgação/Casa.com.br)

No dia 6 de junho, logo após o fim da Semana Mundial do Meio Ambiente (de 1 a 5 de junho), é celebrado o Dia Mundial dos Telhados Verdes (World Green Roof Day) – sim, ele existe. Dos grandes benefícios desse tipo de estrutura está a captação de água e a economia com telhas, tornando-se a solução ideal para garantir conforto térmico do ambiente.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Nós já falamos aqui sobre como fazer um jardim no telhado e postamos também o Dossiê telhados: como ter uma cobertura verde. Agora, vamos apresentar dos benefícios e cuidados de um telhado verde.

De acordo com o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, da Ecotelhado, “os telhados verdes reduzem a poluição e favorecem a biodiversidade. Com cisternas para captação de água da chuva, contribuem ainda para a drenagem urbana. A construção verde é fundamental para termos cidades mais resilientes para o presente e o futuro”.

 (Reprodução/Pinterest)

Confira quatro benefícios dos telhados verdes

1 – Economia financeira:  a água da chuva captada pode ser usada na limpeza dos ambientes, na jardinagem e também no banheiro – para a descarga, por exemplo. Além disso, fazendo os processos certos de purificação, essa água pode se tornar potável;

2 – Diminuição do consumo de água potável: este é um dos principais motivos e todo mundo é beneficiado! Economizar água potável é fundamental para o futuro do planeta;

3 – Redução das inundações: podemos diminuir os alagamentos nas grandes cidades, onde há poucas áreas verdes e o escoamento das chuvas é mais difícil, com a bacia de detenção nos telhados verdes;

4 – Qualidade de vida: Um telhado verde pode favorecer o bioma da região, atraindo bichinhos que podem tornar a vizinhança mais agradável e bonita.


04-telhado-verde-telha-fibrocimento

 (Divulgação/Casa.com.br)

O procedimento pode ser feito em laje ou telha, mas deve ser feito por especialistas para não haver problemas, pois é necessário impermeabilizar o local, incluir sistemas de drenagem entre outros processos, que podem ser prejudiciais para a estrutura se não forem feito de forma adequada.

05-telhado-verde-telha-fibrocimento

 (Divulgação/Casa.com.br)

No telhado verde podem ser cultivados grama, arbustos e árvores baixas (os dois últimos exigem mais estrutura, e por isso não são recomendados para telhas) ou vegetação que possa receber alta incidência solar. Esse tipo de telhado dispensa irrigação convencional, pois usa água da chuva; chega a reduzir em até 5ºC a temperatura no alto de uma edificação, além de minimizar as ilhas de calor das cidades; e em alguns lugares como Guarulhos (SP), por exemplo, pode até diminuir o IPTU.

Veja acima projetos lindos que selecionamos com telhado verde em comemoração ao World Green Roof Day e abaixo um vídeo sobre as estruturas sustentáveis!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s