Sustentabilidade e alienígenas marcam hotel do Snøhetta na Noruega
O Hotel Svart leva assinatura do famosíssimo escritório de arquitetura Snøhetta e ficará localizado em Svartisen, a segunda maior geleira da Noruega
Vocês acreditam em aliens? Eu sim, e acho que eles estão orgulhosos desse projeto de hotel na Noruega, que além de lembrar um OVNI, possui um design de ponta e é sustentável!
O Hotel Svart leva assinatura do famosíssimo escritório de arquitetura Snøhetta e ficará localizado em Svartisen, a segunda maior geleira da Noruega. O projeto será inaugurado em 2021 e contará com energia geotérmica, que converte o calor existente no interior da Terra em energia limpa, fazendo com a água corra naturalmente aquecida por todo o empreendimento. Tornando-o também o primeiro hotel no mundo a cumprir o padrão Powerhouse.
Para combinar ao clima espacial que o local proporciona – o hotel ficará localizado em um ponto certeiro para vista da aurora boreal – os profissionais se inspiraram em um padrão de nave alienígena para inovar na arquitetura e no design da construção. O Svart possuirá, basicamente em sua estrutura, madeira, reforçada com aço e concreto, equipado com painéis de energia solar.
As paredes foram estrategicamente projetadas para isolar o calor no inverno e permitir boa ventilação no verão. Já a ideia para o mobiliário foi toda pensada para ser composta por materiais reciclados ou naturais.
A ideia do Svart – além de promover uma experiência transcendental – é produzir mais energia do que consome, uma problemática de hotéis, que têm como segundo maior gasto o consumo energético.
Por fim, e não menos importante, o nome do hotel, Svart, significa “preto e azul” na língua nórdica antiga, e é uma referência à água azul e das rochas escuras que cercam a geleira.
Para saber mais sobre sustentabilidade, acompanhe as redes sociais (Facebooke Instagram) da CASACOR Sustentável!