Continua após publicidade

Startup brasileira cria móvel, luminária e urna funenária com cogumelos

Especialista no uso do micélio - a parte vegetativa dos cogumelos - a Mush expande seu portfólio com parcerias com designers

Por Redação
Atualizado em 24 abr 2023, 10h59 - Publicado em 22 abr 2023, 19h00

Com participação na CASACOR, BOOMSPDESING e até na Semana de Design de Milão, a Mush – startup paranaense de soluções biotecnológicas e especialista no uso de micélio – lança seu primeiro móvel feito à base de cogumelos do Brasil: a mesa Sertão.

Assinada pelo Anima Studio Design, a peça possui conceito inspirado na região brasileira que costuma ser castigada pela seca e pela terra árida e também evoca o poder das conexões e da vida que brota do solo.

Startup brasileira cria móvel, luminária e urna funenária com cogumelos. Na foto, Mesa Sertão Anima Studio Design para Mush.
Mesa Sertão Anima Studio Design para Mush. (Divulgação/Casa.com.br)

A mesa carrega o significado da origem da matéria-prima que também vem da terra: o micélio é a parte vegetativa dos cogumelos, um material biotecnológico feito a partir dos resíduos da agroindústria. É também um produto resistente, biodegradável e totalmente circular que, quando descartado, volta à natureza promovendo o crescimento de novas plantas.

Continua após a publicidade
Startup brasileira cria móvel, luminária e urna funenária com cogumelos. Na foto, Luminária Hogar evoca conexão à natureza e inspira sensação de pertencimento. Assinada por Ola Luminárias Acústicas para Mush.
Luminária Hogar evoca conexão à natureza e inspira sensação de pertencimento. Assinada por Ola Luminárias Acústicas para Mush. (Divulgação/Casa.com.br)

Outro lançamento desenvolvido a partir do material inovador da Mush, a luminária de teto Hogar leva assinatura do estúdio Ola Luminárias Acústicas. Criada para inspirar a sensação de acolhimento e pertencimento, a peça explora a conexão da natureza a partir das referências orgânicas e promove conforto lumínico e acústico no ambiente.

Urna navegar

Startup brasileira cria móvel, luminária e urna funenária com cogumelos. Na foto, Urna Navegar, assinada por Furf Design Studio para Mush.
Urna Navegar, assinada por Furf Design Studio para Mush. (Divulgação/Casa.com.br)

A urna funerária Navegar, assinada pelo escritório Furf Design Studio, é outro lançamento da empresa. A peça possui formato de “barquinho de papel” e foi concebida para trazer leveza, poesia e homenagear o último momento da vida. A partir do conceito de que navegar é uma forma simbólica de encerrar a jornada na terra, a urna pode se dissolver em poucos dias na água doce ou salgada, tornando-se um fertilizante natural, graças ao material biotecnológico da Mush à base de micélio.

“Nosso material visa a circularidade, essencial para a manutenção da vida no planeta. Ele nasce do resíduo agrícola e retorna à natureza como fertilizante de plantas. A vida é feita de ciclos, e esta peça possui homenageia o fim da jornada de uma pessoa. Em seu último momento, ela impacta de forma positiva o meio ambiente e inspira as gerações futuras”, explica CEO da Mush, Eduardo Sydney.

Continua após a publicidade
Publicidade