Casa Created with Sketch.

Qual cidade brasileira está mais perto de ser tornar a mais sustentável?

A parceria entre a startup Colab e a ONU-Habitat faz um raio-x da sustentabilidade nas cidades e busca descobrir qual delas está sendo a mais sustentável

A cidade de Belo Horizonte, no Brasil.

A cidade de Belo Horizonte, no Brasil. (ONU-Habitat/Casa.com.br)

Em junho deste ano, demos uma matéria falando da nova parceria da ONU-Habitat com a Colab, uma startup de inovação em gestão pública que conecta cidadãos a prefeituras. A união delas resultaram em um aplicativo, onde qualquer usuário pode fazer o login e responder um questionário sobre suas percepções do município, ver os seus resultados em um gráfico e compará-lo com respostas dos demais participantes.

Os resultados da primeira fase podem ser vistos abaixo:

 (Divulgação/Casa.com.br)

A tabela acima apresenta a média nacional para cada dimensão abordada pela pesquisa. A nota vai de zero a 100, sendo 100 a melhor pontuação.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Já o mapa acima compara o desempenho das dimensões. Quão mais perto a nota estiver das extremidades do gráfico, mais perto o país está da sustentabilidade naquele tema, na percepção dos brasileiros.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A partir desta terça-feira (1º), os brasileiros de todos os cantos do país foram convidados a participar da segunda edição da consulta pública Cidades Sustentáveis, para fazer um diagnóstico do avanço do Brasil nas metas de desenvolvimento urbano sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

As 30 questões de múltipla escolha medem a percepção dos brasileiros sobre como suas cidades estão avançando no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) da ONU, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

 (Divulgação/Casa.com.br)

As perguntas abordam temas do dia a dia, como acesso a transporte urbano e serviços básicos, condições de moradia, espaços públicos, poluição do ar e transparência. Para respondê-las, basta entrar em www.colab.re ou baixar o aplicativo Colab para Android ou iOS.

Quase 10 mil brasileiros participaram da primeira edição, realizada entre outubro de 2018 e fevereiro deste ano. Os resultados foram publicados em um livro, que foi lançado pelo CEO do Colab, Gustavo Maia, na 1ª Assembleia do ONU-Habitat em Nairóbi, no Quênia, em em maio deste ano.

Livro Consulta Cidades Sustentáveis apresenta resultados da consulta sobre a percepção dos brasileiros sobre condições de vida nas cidades, realizada entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019.

Livro Consulta Cidades Sustentáveis apresenta resultados da consulta sobre a percepção dos brasileiros sobre condições de vida nas cidades, realizada entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. (Divulgação/Casa.com.br)

Em junho foi lançada uma versão atualizada do livro, com uma revisão na metodologia do cálculo feito para elaborar os gráficos de percepção dos brasileiros, para refletir melhor o peso de cada questão.

O documento foi entregue a prefeitos e prefeitas de cidades brasileiras e a organizações públicas, para que possam levar em conta no planejamento de suas gestões a percepção dos cidadãos sobre as condições de vida em suas cidades e fazer um trabalho mais focado em relação às questões de sustentabilidade. No total, foram impressos 300 livros e quase mil pessoas fizeram o download da versão digital.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s