Plantação de bananas vai ocupar prédio em Paris

O projeto da fazenda vertical Urbanana quer redefinir conceitos de agricultura urbana e levar bananas para o mercado europeu

Por CicloVivo Atualizado em 17 dez 2020, 13h37 - Publicado em 17 dez 2020, 13h36

 

reprodução/CicloVivo

Você já imaginou encontrar com uma plantação de bananas em Paris? A ideia de descobrir este cultivo tropical em uma cidade europeia parece distante da realidade, certo? Mas é exatamente isso que propõe a Urbanana, uma fazenda vertical que traz novos conceitos para a agricultura urbana.

Projetada pelo escritório de arquitetura SOA Architects, a plantação seria implantada em um prédio de médio porte na capital francesa e ofereceria uma variedade de bananas para o mercado europeu, onde a fruta não é muito comum. Além de garantir o fornecimento de uma das frutas mais apreciadas pelos parisienses, a construção de vidro seria uma atração à parte com a exposição de bananeiras em meio às construções residenciais do bairro.

As bananas se tornaram uma das frutas mais presentes na  nossa dieta e além de serem usadas na alimentação, as frutas têm uma série de propriedades que as torna interessantes para outros usos, como a indústria cosmética. No entanto, o transporte entre os trópicos e outras regiões do mundo tem um impacto muito negativo do ponto de vista econômico e ambiental.

Continua após a publicidade

Em comparação com a logística de distribuição de outros tipos de frutas, a Urbanana traz a possibilidade de fornecimento desta delícia dos trópicos com uma emissão de gases do efeito estufa muito menor, bem como o desperdício de frutas danificadas durante o trajeto, o que implica em custos muito menores.

 

Para ler este conteúdo completo, acesse o site Ciclovivo!

 

Continua após a publicidade

Publicidade