Murais com tinta especial ajudam a purificar o ar

Com pigmentos ativados pelo sol que filtram poluentes, capacidade deste mural equivale à ação de 720 árvores

Por CicloVivo 26 ago 2020, 14h34
reprodução/CicloVivo

Warsaw, na Polônia, se tornou a segunda cidade a receber projetos públicos de arte que, além de deixarem a paisagem mais bonita, deixam o ar mais limpo. Pintado por artistas locais, o enorme mural usa pigmentos especiais, ativados pelo sol, que têm a capacidade de filtrar o ar.

O mural foi produzido com dióxido de titânio, que atrai poluentes e os transforma em nitratos inofensivos, graças a um processo químico ativado pelo sol. Com este processo a obra de arte é capaz de purificar o ar no seu entorno, uma ação que equivale ao que fariam 720 árvores.

reprodução/CicloVivo

O local escolhido para a arte ecológica foi um prédio próximo a uma movimentada estação de metro em Warsaw. Os artistas poloneses, Maciek Polak e Dawid Ryski, retrataram uma coleção de flores alegres que se destacam entre construções urbanas e o desenho foi transferido para a grande parede pelo coletivo de grafiteiros Good Looking Studio.

Continua após a publicidade

Junto às flores, uma mensagem: “Create Together For Tomorrow”, algo como “criar unidos pelo amanhã” – palavras de boas vindas e estímulo para as pessoas que estão voltando para suas atividades depois do difícil período de pandemia e isolamento social.

Para ler este conteúdo completo, acesse o site CicloVivo!

 

Continua após a publicidade

Publicidade