Casa Created with Sketch.

H&M lança máquina que recicla uma peça de roupa em cinco horas

Apresentado ao público em uma loja de Estocolmo, o sistema não usa água, nem produtos químicos

 (reprodução/Designboom)

A H&M, uma das gigantes do fast fashion mundial, tem se empenhado em criar alternativas para incluir práticas sustentáveis em seu negócio e, por consequência, poluir menos o meio ambiente. Até 2030, a marca pretende que todos os materiais que usa em sua produção sejam reciclados ou adquiridos de forma mais sustentável.

A mais recente criação da empresa é uma máquina que desmonta roupas antigas e cria uma peça nova com o material obtido do processo. Chamado de Looop, o sistema de reciclagem foi apresentado ao público em uma loja de Estocolmo, na Suécia, no último dia 12 de outubro. O público pode ver ao vivo como o equipamento do tamanho de um contêiner funciona.

 (reprodução/Designboom)

Parece simples, mas há muito tecnologia envolvida. Uma peça de roupa usada é colocada na máquina para ser limpa, desfiada e transformada em fio. Depois de cinco horas, uma nova peça de malha é feita a partir do material que foi obtido com roupa antiga. O mais interessante é que o sistema não usa água, nem produtos químicos, tendo um impacto ambiental significativamente menor do que o processo de produção de uma roupa pelo método tradicional.

 (reprodução/Designboom)

Veja as oito etapas do processo de reciclagem que a H&M criou:

  1. As roupas velhas recebem borrifadas de ozônio para remover microorganismos que estiverem nelas.
  2. As peças são fragmentadas em pequenos pedaços de fibras de tecido.
  3. Esses fragmentos são triturados e filtrados para remover a sujeira e recebe um material extravirgem para garantir resistência.
  4. A mistura de fibras limpas é esticada em tiras.
  5. Várias fitas de fibras são combinadas para criar tiras ainda mais fortes e espessas.
  6. As tiras grossas de fibras são fiadas para criar um único fio.
  7. Vários fios são dobrados e trançados juntos para aumentar sua resistência.
  8. Finalmente, o fio é tramado em uma novo design para criar uma peça nova em folha.

 (reprodução/Designboom)

A tecnologia do projeto Looop, da H&M, foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Têxteis e de Vestuário de Hong Konk (HKRITA) em colaboração com a H&M Foundation. Por enquanto, essa é a única máquina de reciclagem dentro de uma loja, mas a ideia é licenciar a tecnologia para ajudar toda a indústria de vestuário se tornar mais circular.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.