Empresa espanhola cria persiana capaz de captar energia solar

As janelas podem funcionar como uma mini usina solar e produzir eletricidade

Por CicloVivo Atualizado em 2 abr 2020, 14h05 - Publicado em 2 abr 2020, 10h00
Reprodução/CicloVivo

A energia renovável é uma das soluções para enfrentarmos as mudanças climáticas que ameaçam o planeta. Carros elétricos, usinas eólicas, painéis solares e outras alternativas estão ganhando espaço. E, entre estas tecnologia, estão persianas que transformam um metro quadrado de janela em 100W por hora – o suficiente para carregar alguns aparelhos de uso eletrônico.

A tecnologia foi criada pela empresa espanhola SolarGaps. Além de gerar energia elétrica, as persianas são inteligentes e se ajustam à incidência dos raios solares, para captar a luz e também garantir sombra para o interior da casa ou escritório – ajudando a diminuir a temperatura e o uso do ar condicionado.

Reprodução/CicloVivo

A estimativa da empresa é que a conta de energia elétrica caia em até 30% com a instalação das persianas. Os dispositivos da persiana são todos carregados com a energia que a própria instalação gera. Além disso, o sistema oferece conexão para os mais diversos aparelhos, que passam a usar energia solar para o seu funcionamento.

Quer saber mais? Então clique aqui e confira a matéria completa do CicloVivo!

Continua após a publicidade

Publicidade