Designer cria banquetas com máscaras faciais recicladas

O processo consiste em derreter o material e moldá-lo no formato da peça antes de resfriá-lo

Por Nádia Simonelli 21 dez 2020, 11h13
reprodução/Designboom

Com a pandemia veio também o grande aumento de máscaras descartáveis indo para o lixo. Pensando nisso, o designer de móveis sul-coreano Haneul Kim resolveu dar um novo uso a este material e criou a coleção Stack and Stack, que consiste em banquinhos coloridos empilháveis. As peças são feitas de milhares de máscaras faciais, que derretidas e 100% recicladas.

“Em apenas um mês, 129 bilhões de máscaras descartáveis ​​foram despejadas em todo o mundo”, explica o designer, que criou banquetas nas versões branca, preta, azul, rosa e multicolorida. Além disso, quando usadas e desgastadas, as máscaras faciais acabam se tornando microplásticos, ameaçando a vida marinha ou mesmo humana.

reprodução/Designboom

O processo de recuperação deste material consiste em derreter as máscaras e, antes de resfriar e endurecer, colocá-lo em um módulo em forma da banqueta, criado por Haneul. Depois disso, finalmente ganha a durabilidade de um plástico duro e resistente, que pode funcionar como um móvel. “Espero que a curiosidade de reciclar máscaras não pare nos banquinhos, mas evoque a gravidade da poluição ambiental e se torne uma possibilidade importante para resolver o problema”, finaliza.

Para ver mais detalhes do trabalho de Haneul Kim, dê o play no vídeo abaixo!

Continua após a publicidade

 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade