Colmeia urbana incentiva a preservação de abelhas em casa
Desenhada pela BEEing, a colônia permite fabricar o mel caseiro de forma fácil, prática e segura
Pensando na preservação da população de abelhas e na manutenção dos apicultores, a empresa italiana BEEing projetou uma colônia compacta que simplifica o processo de colheita.
Desenhada para caber em espaços urbanos, a B-box é uma colônia de madeira compensada, que busca transformar a apicultura em algo que pode ser feito facilmente em casa.
A estrutura da colônia é composta predominantemente por madeira, cortada em painéis e revestida com policarbonato, a fim de criar um exterior quente. Ela possui ainda um painel removível, que permite visualizar as abelhas no trabalho.
“As abelhas são especiais: elas não apenas produzem mel, mas também são responsáveis pela polinização”, diz a BEEing. “Queremos dar a todos a oportunidade de conhecê-las, observá-las e produzir mel de uma maneira muito fácil e segura”.
O sistema da B-box separa a área em que as abelhas vivem daquelas em que armazenam o mel, para se possa extraí-lo com segurança, sem véu ou luvas, e sem qualquer contato com as abelhas.
A entrada de abelhas é concedida por uma alavanca que primeiro as deixa entrar nas câmaras de mel. Quando os usuários querem colher o produto, a alavanca pode ser puxada, deixando as abelhas saírem das câmaras, enquanto proíbe a entrada. Depois de apenas algumas horas, a câmara de mel fica vazia de insetos.
Além da B-box, a BEEing também oferece treinamento e atendimento ao cliente, em que especialistas estão disponíveis para ajudar na instalação, bem como consultas diárias e aprendizado.
A novidade vem em um momento importante: estudos reportam taxas altas de declínio na população de abelhas. Além disso, mais de 80% do suprimento global de alimentos é possível graças a elas, que são fundamentais para o ecossistema e para a sobrevivência humana no planeta.
A colônia da BEEing está atualmente pronta para produção e aceitando pré-encomendas através de uma campanha Indiegogo, que fecha em algumas semanas.
Mas a atenção à problemática não fica somente na Itália: o Mc Donald’s da Suécia também deu um passo em direção à preservação dos pequenos insetos. A marca construiu uma colmeia funcional, a McHive, em formato de um restaurante da rede. Achou diferentão? Leia mais na matéria que escrevemos sobre ela aqui.