China construirá a maior usina que transforma lixo em energia

Com previsão de início das operações em 2020, a usina será capaz de processar até 5 mil toneladas de resíduos por dia

Por Evelyn Nogueira Atualizado em 17 fev 2020, 15h59 - Publicado em 22 jul 2019, 15h02
Reprodução/Casa.com.br

Do lixo à… produção de energia! A China está construindo a maior usina de bioenergia do mundo, que funcionará a partir do lixo! A cidade de Shenzhen, localizada no sul do país, receberá a usina que será capaz de processar até cinco mil toneladas de resíduos por dia. Com previsão de inauguração em 2020, o local tem 112,6 mil m².

A usina deverá processar um terço do lixo produzido pelos moradores de Shenzhen, em apenas um dia. Atualmente, a cidade tem cerca de 20 milhões de habitantes. Incineradas, as cinco mil toneladas de lixo vão gerar 550 milhões de kWh de energia.

Reprodução/Casa.com.br

O projeto é de autoria dos escritórios Schmidt Hammer Lassen e Gottlieb Paludan e se baseia em um design simples e clean, colocando o processamento do lixo como protagonista do local.

O prédio tem formato circular e terá 44 mil m² cobertos por painéis fotovoltaicos, gerando energia limpa através da luz do sol. O terreno será cercado por árvores e a planta poderá ser acessada e visitada pelos moradores da cidade por meio de um parque.

Reprodução/Casa.com.br

A China é o um dos maiores produtores de lixo do mundo e, com a construção da usina, pretende retardar a produção de resíduos, que aumenta cerca de 7% a cada ano.

Continua após a publicidade

Publicidade