Aparentemente, cannabis pode salvar as abelhas e mantê-las saudáveis
Estudo realizado pela Universidade Cornell constatou que as abelhas são atraídas pelo pólen das plantações de maconha
Parece que não são só os humanos que curtem uma “erva”. As abelhas, aparentemente, também são atraídas pela maconha, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Cornell, publicado na revista Environmental Entomology. Acontece que nossas pequenas amiguinhas não conseguem resistir ao “docinho” do pólen e a cannabis pode ser uma fonte extra dele para as colmeias, ajudando-as a se manterem saudáveis.
Essa pesquisas são importantes como um recurso para tentar salvar as populações de abelhas do mundo, que estão em rápido declínio. O estudo constatou que as abelhas preferem áreas grandes cobertas por cannabis, e não de qualquer tipo, mas sim as plantas maiores e mais altas – estas atraem 17 vezes mais abelhas do que as plantas baixas.
Curiosamente, a maconha não é uma planta que aparenta ser atraente para um inseto. Ela não têm as cores vibrantes e nem o mesmo sabor de néctar das plantas que, tradicionalmente, são procuradas pelas abelhas. Porém, mesmo assim, as abelhas parecem curtir as plantas, sobretudo as de espécie “macho”.
Por que abelhas maconheiras são importantes? Bem, para começar, estes insetos são imprescindíveis para a polinização de diversas espécies vegetais. Por causa de pesticidas, destruição de habitat e mudança climática, entretanto, as colmeias vêm perdendo força nos últimos anos. A planta da maconha poderia funcionar como alternativa para as abelhinhas, já que o cultivo não envolve muitos pesticidas nem muita água… e elas curtem o néctar.
Desculpe se você clicou nessa matéria para ver uma abelha fumando. Isso é impossível, na verdade. Insetos não têm receptores de canabinóides, portanto elas não ficam drogadas com a cannabis. ¯\_(ツ)_/¯
Saiba mais em Environmental Entomology