Além de lindo e elétrico, esse skate foi feito de plástico reciclado
Jovem português usou polietileno de alta densidade para criar o modelo
Símbolo de liberdade, o skate é um meio de locomoção que nunca sai de moda. Mas, ele pode ser repaginado para as atuais tendências e foi o que o designer português João Leão fez ao construir um skate elétrico com resíduos de plástico. A inspiração veio do lixo das praias.
“Tudo começou com dois problemas: o lixo plástico que eu estava vendo sendo recolhido nas praias da minha cidade natal e o crescente tempo de deslocamento devido ao grande aumento de residentes e a uma fraca infraestrutura em transporte público”, explica Leão, que é nascido e criado na cidade do Porto, em Portugal.
Como tese para o mestrado em Design Industrial, ele projetou e prototipou o PET MINI. Apesar do nome, nenhum PET foi usado na composição sendo apenas um acrônimo para “Transporte Elétrico Pessoal”. Em contrapartida, Leão experimentou diversos tipos de plástico descartado, sendo os mais comuns encontrados nas águas do Porto: ABS, PP e HDPE. Ao testar suas propriedades mecânicas e estéticas, o escolhido foi o HDPE – mais conhecido como polietileno de alta densidade.
Quer saber mais? Então clique aqui e veja a matéria completa do CicloVivo!