Água enlatada é aposta da PepsiCo para reduzir plástico
Empresa começará a venda mundialmente a partir de 2020 e pretende dizimar cerca de oito toneladas de plástico virgem
Uma boa notícia para quem quer reduzir o consumo de plástico: a PepsiCo passará a comercializar água em latas de alumínio a partir do próximo ano! A novidade, anunciada no dia 27 de junho, será aplicada na Aquafina, a segunda marca de água mais vendida nos Estados Unidos – perdendo apenas para Dasha.
A medida ocorrerá inicialmente nos Estados Unidos e será feita em parceria com estádios, restaurantes e eventos. Além disso, alguns estabelecimentos comerciais também serão abastecidos com o produto. Infelizmente ainda não há data de previsão para o lançamento no Brasil.
Ramon Laugarta, presidente e CEO da PepsiCo, explica a importância de mudar as embalagens neste momento: “lidar com o lixo plástico é uma das minhas principais prioridades e aceito esse desafio pessoalmente. Estamos fazendo nossa parte para resolver o problema, reduzindo, reciclando e reinventando nossas embalagens para torná-las mais sustentáveis, e não pararemos até que vivamos em um mundo onde os plásticos sejam renovados e reutilizados”.
A iniciativa é apenas uma das ações da marca para se tornar uma empresa mais sustentável até 2025: além de comercializar água enlatada, a PepsiCo busca criar uma economia circular para plásticos, tornando 100% das embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis, usando apenas 25% de conteúdo plástico reciclado nas embalagens. Combinadas, as ações deixarão de produzir cerca de oito mil toneladas de plástico virgem.
O processo de reciclagem das latas de alumínio é mais fácil do que o de garrafas plásticas, e as chances de uma latinha parar nos oceanos são menores. O Brasil é campeão na reciclagem do objeto e tem um índice de 98,4%, enquanto a média mundial é de 75%.