Casa Created with Sketch.

7 contas de ativistas ambientais para acompanhar no Instagram

Esses perfis vão te ajudar na transição ecológica com dicas e experiências durante (e após) o mês da campanha do Julho Sem Plástico

 (Reprodução/Rich Carey/Casa.com.br)

Passar um mês inteiro sem plástico pode parecer uma tarefa complicada. Recusar a sacola no mercado, o canudo no bar ou até mesmo uma garrafinha de plástico é simples. Mas, e quando o assunto é higiene pessoal ou produtos de limpeza? É realmente tão fácil assim se livrar do material descartável?

Fácil não é. E impossível também não. A transição ecológica leva um tempo e precisa ser feita com uma série de conhecimentos. É exatamente por isso que alguns perfis no Instagram se dedicam a compartilhar dicas, macetes, receitas e muito mais para viver uma vida livre de plástico. Conheça abaixo algumas destas contas!

@jornada_zerowaste

Lívia Humaire é a responsável pela primeira loja lixo zero no Brasil! A fundadora da “Mapeei – Uma vida sem plástico” compartilha dicas para evitar o desperdício ao máximo. Nesta conta, Lívia fala sobre sua jornada sem o plástico e como é o dia a dia de alguém que optou ter uma vida mais sustentável. A filha da geógrafa também luta pela redução dos resíduos descartáveis e é incrível acompanhar de perto uma criança tão engajada.

@umavidasemlixo

View this post on Instagram

DIA 10: FAÇA SUA PASTA DE DENTE #julhosemplástico⠀ Eu tenho duas receitas legais pra você escovar seus dentes gerando menos lixo e de forma natural mas eficaz. Uma é com óleo de coco (que não fica oleosa na boca, ok?) e tem receita no site e nos destaques aqui do perfil, e outra é o pó dental que era uma receita exclusiva do #ebookdebelezanatural (que tem link no site pra comprar!) mas também disponibilizei lá no blog. As duas permitem que a gente gere menos resíduos e escove os dentes com ingredientes naturais e eficazes na limpeza dos dentes. Xô tubinho plástico de pasta de dente!⠀ _⠀ #umanosemlixo #umavidasemlixo #umlixoamenos #lixozero #desperdiciozero #zerowaste #trashisfortossers #zerowastehome #nowaste #notrash #menosplásticomaisplaneta #desperdíciozero #zerodechet #plasticfree #plasticfreejuly #julhosemplastico

A post shared by Uma Vida Sem Lixo (@umavidasemlixo) on

Alimentado por Cristal Muniz, este perfil é focado em compartilhar práticas sustentáveis para replicar no dia a dia. A blogueira aproveitou o #julhosemplástico para compartilhar uma dica em cada dia do mês. Vale a pena seguir e aproveitar todas!

@positiv.a

View this post on Instagram

✅Caixa papelão 100% reciclada⠀ ✅ Usar no máximo duas cores de tinta e reduzir acabamentos⠀ ✅ Usar papel ao invés de plástico para proteger os produtos⠀ ✅ Usar fita de papel, ao invés da plástica convencional⠀ ⠀ Essa é nossa combinação para fazermos uma entrega que condiz com nossos princípios. ⠀ Infelizmente, ainda não conseguimos nos livrar do "canguru", aquele saquinho para nota fiscal, que é obrigatório ser transparente para as transportadoras identificarem. E também algumas etiquetas que são coladas pelas transportadoras e fogem da nossa vista! ⠀ ⠀ Esse post é para inspirar mais empresas a reduzirem os resíduos de embalagens de envio. Compartilhem 🙂 E mandem sugestões para construirmos juntos um mundo melhor.⠀ ⠀ Vamos? ⠀ ⠀ 🍊www.positiva.eco.br⠀ ⠀ #envioecologico #entregaecologica #ecodeverdade #recicle #semresiduo #recicle

A post shared by POSITIV.A (@positiv.a) on

A Positiv.a é uma loja online de produtos de limpeza ecologicamente corretos e de serviços ambientais. O perfil apresenta dicas para grandes empresas aplicarem na hora da entrega de produtos, objetos que podem ser reaproveitados dentro de casa e dicas de itens com plástico que podem ser substituídos.

@fecortez

View this post on Instagram

Essa vai pra tod@s os #coffelovers: você já parou pra pensar na quantidade de lixo que esse hábito gera? Segundo a Embrapa, o Brasil é O maior produtor de café do mundo, exportando 3,83 milhões de sacas de 60g por mês. A gente bebe MUITO café. Só no ano passado, a média de consumo do brasileiro foi de 839 xícaras! Então, vamos falar de como a gente pode fazer isso de forma mais sustentável? ☕💚 . O filtro de papel é o lixo mais comum produzido por esse hábito. O principal problema é que esse monstrinho, que a princípio parece insignificante, possui uma substância tóxica chamada dioxina. Ela é usada para garantir o branqueamento do filtro e pode causar câncer, problemas ligados ao sistema reprodutivo e imunológico e alterações no neurodesenvolvimento. As cápsulas são outro grande problema causado pelo consumo de café. A maioria delas é feita de alumínio e plástico que, apesar de serem recicláveis, ainda falta muito pra garantir o processo de forma suficiente e eficiente. Das 7 mil toneladas de cápsulas consumidas no Brasil, em 2015, pouquíssimas foram de fato recicladas. E sempre entra naquela questão: pra que consumir algo que vai durar segundos e vai ser descartado? Faz sentido? . Por isso eu amo filtros de pano e cafeteiras que não precisam de filtro! E você, que assim como eu ama café, como faz pra reduzir a produção de lixo? Conta pra mim nos comentários! #lixozero #plasticozero #menos1lixo #sustentabilidade #meioambiente

A post shared by Fe Cortez (@fecortez) on

A Fe Cortez é a idealizadora do movimento Menos 1 Lixo e a cabeça por trás dos copinhos retráteis de silicone. Na conta pessoal, Fe compartilha sua experiência de ter uma vida sem plástico, dicas de palestras e eventos, notícias sobre sustentabilidade e muito mais. A blogueira ainda é super divertida e tem um sotaque carioca que deixa a gente com um sorriso de orelha a orelha.

@routebrasil

View this post on Instagram

Nós estamos sempre comentando como plástico é maléfico ao meio ambiente, principalmente devido ao descarte inadequado. E, se afeta o meio ambiente, consequentemente irá nos afetar. Mas você sabia que há outras maneiras mais diretas de ser prejudicado pelo uso de materiais plásticos? Você sabia que os utensílios plásticos não descartáveis — aqueles que utilizamos em casa no dia a dia — e as embalagens plásticas de alimentos industrializados também podem nos fazer mal? Falamos sobre isso no nosso blog, em um texto com informações super importantes, que você pode acessar através do link na bio. Vamos começar a semana adquirindo conhecimento e tomando atitudes para um estilo de vida mais consciente, saudável e sustentável?! Vamos! #dicasroute #sejaroute #routebrasil #plastico #consumo #conscientizacao #sustentabilidade Imagem: Photo by Brett Stanley / National Geographic

A post shared by ROUTE Brasil (@routebrasil) on

A Route é uma ONG que faz ações de limpezas em praias mundialmente. Existe uma conta dedicada para o movimento no Brasil. Por lá podemos acompanhar de perto a quantidade de lixo que assola as praias brasileiras. É ótimo para ajudar na conscientização e para ficar sabendo quando e onde serão as próximas ações.

@alextrevelin

Alex Trevelin é um modelo brasileiro graduado em química, que, além de tudo, é ativista ambiental. Alex usa o seu alcance na plataforma para engajar os seguidores e estimulá-los a reduzir o plástico. O modelo sempre posta fotos de limpeza nas praias e dados sobre o lixo nos oceanos.

@use.bob

View this post on Instagram

Você sabia que árvores 🌳 são verdadeiros seres tecnológicos e estão relacionadas com uma série de processos indispensáveis para a vida na terra? 🌎⁠ ⁠ Por meio da transpiração, as árvores contribuem diretamente, para trazer a água da chuva 🌧️ de volta para a atmosfera. A eficiência desse processo depende da espécie, densidade e estrutura da floresta em questão, mas sua importância é crítica neste processo.⁠ ⁠ Opte por produtos que valorizam o meio ambiente e juntos vamos promover mudanças de atitudes que trarão benefícios para nosso planeta. 🙌⁠ ⁠ ⁠ #1plasticoamenos⁠ #consumoconsciente⁠ #barsoverbottles⁠ #sustentabilidade⁠ #meioambiente⁠ #consumosustentavel⁠ #zerowaste⁠ #semplastico⁠ #reuse⁠ #poluicaoplastica⁠

A post shared by B.O.B Bars over Bottles (@use.bob) on

B.O.B. é a sigla para Bars Over Bottles – barras além de garrafas, em tradução livre. A marca incentiva principalmente o uso de produtos de higiene em barra, como shampoo, condicionador e mais. Além de ter um feed super bonito, o perfil apresenta dados sobre a poluição, o aquecimento global e o problema do plástico no mar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s