Casa Created with Sketch.

7 contas de ativistas ambientais para acompanhar no Instagram

Esses perfis vão te ajudar na transição ecológica com dicas e experiências durante (e após) o mês da campanha do Julho Sem Plástico

 (Reprodução/Rich Carey/Casa.com.br)

Passar um mês inteiro sem plástico pode parecer uma tarefa complicada. Recusar a sacola no mercado, o canudo no bar ou até mesmo uma garrafinha de plástico é simples. Mas, e quando o assunto é higiene pessoal ou produtos de limpeza? É realmente tão fácil assim se livrar do material descartável?

Fácil não é. E impossível também não. A transição ecológica leva um tempo e precisa ser feita com uma série de conhecimentos. É exatamente por isso que alguns perfis no Instagram se dedicam a compartilhar dicas, macetes, receitas e muito mais para viver uma vida livre de plástico. Conheça abaixo algumas destas contas!

@jornada_zerowaste

Lívia Humaire é a responsável pela primeira loja lixo zero no Brasil! A fundadora da “Mapeei – Uma vida sem plástico” compartilha dicas para evitar o desperdício ao máximo. Nesta conta, Lívia fala sobre sua jornada sem o plástico e como é o dia a dia de alguém que optou ter uma vida mais sustentável. A filha da geógrafa também luta pela redução dos resíduos descartáveis e é incrível acompanhar de perto uma criança tão engajada.

@umavidasemlixo

Alimentado por Cristal Muniz, este perfil é focado em compartilhar práticas sustentáveis para replicar no dia a dia. A blogueira aproveitou o #julhosemplástico para compartilhar uma dica em cada dia do mês. Vale a pena seguir e aproveitar todas!

@positiv.a

A Positiv.a é uma loja online de produtos de limpeza ecologicamente corretos e de serviços ambientais. O perfil apresenta dicas para grandes empresas aplicarem na hora da entrega de produtos, objetos que podem ser reaproveitados dentro de casa e dicas de itens com plástico que podem ser substituídos.

@fecortez

View this post on Instagram

Essa vai pra tod@s os #coffelovers: você já parou pra pensar na quantidade de lixo que esse hábito gera? Segundo a Embrapa, o Brasil é O maior produtor de café do mundo, exportando 3,83 milhões de sacas de 60g por mês. A gente bebe MUITO café. Só no ano passado, a média de consumo do brasileiro foi de 839 xícaras! Então, vamos falar de como a gente pode fazer isso de forma mais sustentável? ☕💚 . O filtro de papel é o lixo mais comum produzido por esse hábito. O principal problema é que esse monstrinho, que a princípio parece insignificante, possui uma substância tóxica chamada dioxina. Ela é usada para garantir o branqueamento do filtro e pode causar câncer, problemas ligados ao sistema reprodutivo e imunológico e alterações no neurodesenvolvimento. As cápsulas são outro grande problema causado pelo consumo de café. A maioria delas é feita de alumínio e plástico que, apesar de serem recicláveis, ainda falta muito pra garantir o processo de forma suficiente e eficiente. Das 7 mil toneladas de cápsulas consumidas no Brasil, em 2015, pouquíssimas foram de fato recicladas. E sempre entra naquela questão: pra que consumir algo que vai durar segundos e vai ser descartado? Faz sentido? . Por isso eu amo filtros de pano e cafeteiras que não precisam de filtro! E você, que assim como eu ama café, como faz pra reduzir a produção de lixo? Conta pra mim nos comentários! #lixozero #plasticozero #menos1lixo #sustentabilidade #meioambiente

A post shared by Fe Cortez (@fecortez) on

A Fe Cortez é a idealizadora do movimento Menos 1 Lixo e a cabeça por trás dos copinhos retráteis de silicone. Na conta pessoal, Fe compartilha sua experiência de ter uma vida sem plástico, dicas de palestras e eventos, notícias sobre sustentabilidade e muito mais. A blogueira ainda é super divertida e tem um sotaque carioca que deixa a gente com um sorriso de orelha a orelha.

@routebrasil

https://www.instagram.com/p/Bzq5i7PAnMH/

A Route é uma ONG que faz ações de limpezas em praias mundialmente. Existe uma conta dedicada para o movimento no Brasil. Por lá podemos acompanhar de perto a quantidade de lixo que assola as praias brasileiras. É ótimo para ajudar na conscientização e para ficar sabendo quando e onde serão as próximas ações.

@alextrevelin

Alex Trevelin é um modelo brasileiro graduado em química, que, além de tudo, é ativista ambiental. Alex usa o seu alcance na plataforma para engajar os seguidores e estimulá-los a reduzir o plástico. O modelo sempre posta fotos de limpeza nas praias e dados sobre o lixo nos oceanos.

@use.bob

B.O.B. é a sigla para Bars Over Bottles – barras além de garrafas, em tradução livre. A marca incentiva principalmente o uso de produtos de higiene em barra, como shampoo, condicionador e mais. Além de ter um feed super bonito, o perfil apresenta dados sobre a poluição, o aquecimento global e o problema do plástico no mar.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.