Casa Created with Sketch.

5 dicas para ter uma férias mais sustentável

Trouxemos algumas ideias para você deixar a preguiça de lado e praticar a sustentabilidade neste período

As férias escolares são importantíssimas para todos os estudantes – sejam aqueles do Ensino Infantil, Médio ou mesmo para quem já frequenta a Universidade. É o momento para respirardar uma pausa e se preparar para o semestre que vem pela frente.

Mas as férias também são o período ideal para colocarmos em prática aquele projeto pessoal que vem se arrastando pelo tempo. Como a gente sabe que nossos leitores amam sustentabilidade, a pergunta do dia é: por que não aproveitar esse tempinho livre para tentar, também, ser mais sustentável?

O coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS), Marcus Nakagawa, separou cinco principais pontos do seu livro “101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo” para te ajudar nesta empreitada. Confira:

Viaje para uma cidade sustentável

João Pessoa (PB), primeira cidade brasileira a integrar o programa de cidades sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica Federal.

João Pessoa (PB), primeira cidade brasileira a integrar o programa de cidades sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica Federal. (Divulgação/Casa.com.br)

Uma cidade sustentável é aquela que busca uma correta destinação dos resíduos sólidos e um melhor ordenamento do ambiente. Além de, claro, diminuir a poluição (sonora e atmosférica), melhorar a mobilidade, a eficiência energética e a economia de água – sempre pensando nos seres humanos que vivem nela.

Dentro do Brasil, existem várias cidades que são consideradas mais sustentáveis, dentro de vários rankings e listagens. Que tal estas três para começar: Londrina e Curitiba, ambas no Paraná, e João Pessoa, na Paraíba?

Compre produtos de ONGs de presente para seus amigos

 (Divulgação/Casa.com.br)

Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos são criadas para atuar em locais ou situações em que o Estado é pouco presente ou para resolver problemas muito específicos e particulares da nossa sociedade. Todas fazem parte do Terceiro Setor e são associações ou fundações privadas com interesse público.

Algumas áreas em que atuam são combatendo a pobreza, melhorando a saúde, educação, as diferenças sociais, protegendo os animais e o meio ambiente, ajudando a desenvolver uma consciência acerca da sustentabilidade etc. Geralmente nos locais turísticos existem Associações e ONGs vendendo suas obras, produtos e gastronomia local. Confira a procedência e desfrute a economia regional, consumindo produtos e serviços locais, desenvolvendo e fortalecendo este ponto turístico e levando uma lembrancinha bacana com história para o seu amigo ou amiga.

Encontre mais seus amigos de infância

 (Divulgação/Casa.com.br)

Ter amigos e amigas é uma das melhores coisas do mundo, tanto para o nosso psicológico quanto para nossa saúde física. Amigos são as pessoas que nos apoiam em nossos sonhos e ideias, contudo, os verdadeiros são aqueles que, além do apoio, também mantém nossos pés no chão e nos puxam de volta para a realidade quando precisamos. Mas o dia a dia faz com que nos afastemos ou não dê tempo de ficar muito com eles.

Que tal você encontrá-los nas férias? Marcar um local turístico para irem conhecer juntos? Ou simplesmente fazer uma lista e marcar com cada um deles, um jantar ou um café? Serão férias inesquecíveis, isso eu te garanto!

Converse com alguém diferente de você

 (Divulgação/Casa.com.br)

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU prezam pela vida humana, sem exceções de etnia, e planejam alcançar a igualdade e dignidade para todos ao redor do mundo. Sempre baseados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a base para a convivência das pessoas neste planeta. Um dos temas que mais caracteriza a humanidade de hoje é a diversidade: a quantidade de povos que habita nosso planeta e divide o espaço de um país ou de uma cidade é enorme.

Nestas férias, busque conversar com um monte de gente diferente de você para enriquecer sua cultura, alma e inteligência. Geralmente, temos uma tendência a ficar perto dos nossos “iguais”, mas aproveite as férias para também conhecer outros “mundos” mentais e comportamentais.

Assista a filmes e documentários com temas de sustentabilidade

Obra presente no documentário Lixo Extraordinário (2010).

Obra presente no documentário Lixo Extraordinário (2010). (Divulgação/Casa.com.br)

Uma das melhores formas de se aprender é usar a diversão como forma de ensino ou associando o contexto de aprendizagem a algo que gostamos muito. E para você que vai curtir as férias em casa, uma ótima opção é assistir aos vários filmes e documentários sobre esta temática.

E aí, pronta(o) para pôr a preguiça de lado e praticar essas dicas em suas férias?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s