Casa Created with Sketch.

Para o friozinho: sopa de abóbora com gengibre, cúrcuma e tomilho

Um prato quentinho, saudável, nutritivo e muito saboroso - tudo o que você busca em uma refeição

 (Go Natural/Divulgação)

Uma sopa no frio é tudo nessa vida, não é? Perfeita para o jantar, por ser leve e aquecer o corpo que está se preparando para dormir, essa sopa de abóbora não é qualquer coisa! Além de levar gengibre, a cúrcuma e o tomilho também marcam presença!

Essa versão foi criada pela Cynthia César, dona da Go Natural – marca de granolas, bolos, pães, tortas e chás. As especiarias ajudam no sabor, transformando o prato impecável e delicioso!

 (Marta Branco/Pexels)

Ingredientes:

  • ½ kg de abóbora cabotiã ou outra de sua preferência
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite ou até 1 colher de sopa de ghee
  • 1 pedaço de 4 cm de gengibre fresco picado
  • 1 cebola grande picada
  • 4 dentes de alho grandes cortados
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma
  • 1 ramo pequeno de tomilho fresco ou ½ colher de sopa de tomilho seco
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino ou pimenta calabresa a gosto
  • Aproximadamente 1,5 litro de água

 (Pixabay/Pexels)

Como fazer:

  1. Lave bem e pique a abóbora em cubos – você pode usar a abóbora com a casca ou sem. Depois leve uma panela ao fogo médio e coloque o óleo (ou azeite ou ghee).
  2. Acrescente a cúrcuma e espere ela espumar um pouco. Em seguida, junte a cebola e o alho – deixe dourar levemente.
  3. Adicione o gengibre e a abóbora picada, mexa bem. Cubra os ingredientes na panela com a água e deixe passar 3 dedos para cima – aproximadamente 1,5 litro de água.
  4. Tampe e cozinhe, em fogo baixo, por aproximadamente 40 minutos. Caso prefira usar uma panela de pressão, conte 15 minutos após começar a chiar.
  5. Quando a abóbora estiver bem cozida, bata tudo com um mixer, na própria panela, ou transfira para um liquidificador e bata tudo até ficar um creme homogêneo.
  6. Para finalizar, coloque sal e pimenta a gosto e o tomilho fresco picadinho. Deixe 5 minutos no fogo médio e sirva com um fio de azeite por cima.

 (Alesia Kozik/Pexels)

Dicas:

Se quiser, no prato, adicione pedaços de queijo de cabra por cima. Também fica muito gostoso com granola salgada, castanha de caju ou amêndoas torradas salpicadas para servir.

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.