Casa Created with Sketch.

Ovo de páscoa artesanal: mais barato e mais gostoso!

Fuja dos preços altíssimos dos supermercados e faça você mesmo uma ovo delicioso na sua casa

A cada novo ano, os preços dos ovos de páscoa ficam mais altos, o que pode ser um grande empecilho, principalmente no cenário de pandemia. Por isso, pedimos ajuda para uma chef de cozinha, Elaini Celis, para fazer uma receita de ovo de páscoa recheado artesanal.

A receita precisa um dia para ficar perfeita, então ainda dá tempo de fazer antes de presentear no domingo.

Chocolate

 

Escolha uma barra de chocolate de sua preferência, a partir de 25% de cacau, é considerado nobre, e quanto maior a porcentagem, mais saudável é o chocolate. Para fazer o ovo de páscoa, é preciso temperar o chocolate.

O processo envolve derreter o chocolate em banho-maria e mantê-lo em uma consistência que permita a manipulação dele.

Ovo de páscoa artesanal

 (Portal Tudo Aqui/Pinterest)

Depois, você deve o colocar na forma de ovo de páscoa e se atentar à quantidade indicada na forma para que não vaze, e não fique muito grosso. Elaini sugere, caso não tenha a forma, a utilização de copos descartáveis (ou qualquer outro tipo de forma que seja funda e transparente) para fazer o doce.

Distribua o chocolate pela forma em movimentos circulares e vire para escorrer o excesso. Deixe descansar na geladeira virado sobre papel manteiga. Se preferir uma camada mais espessa, repita o processo.

Ovo de Páscoa artesanal

 (Henrique Peron/Reprodução)

O tempo dentro da geladeira varia de acordo com cada tipo de chocolate, é possível saber se está bom quando o doce ficar com a aparência opaca, o que significa que o chocolate está na consistência certa.

Recheio

Ingredientes

– 500mL de leite
– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de leite de coco
– ½ xícara de coco ralado
– 4 colheres de sopa de amido de milho

Ovo de páscoa artesanal

 (Receiteria/Reprodução)

Modo de preparo

Muito parecido com o brigadeiro tradicional, basta misturar tudo em uma panela em fogo baixo, até engrossar, e depois deixe por mais 3 ou 4 minutos. Reserve com o papel-filme encostando no doce, para não criar uma camada dura por cima, até que chegue em temperatura ambiente. Se estiver muito quente, o recheio pode derreter o chocolate.

Para fazer outros sabores, basta trocar o coco e o leite de coco por uma recheio do seu gosto, como manteiga de avelã ou chocolate com nozes.

Finalização

 

Ovo de páscoa artesanal

 (Tudo Receitas/Reprodução)

Desenforme o ovo, coloque o recheio dentro, despeje o chocolate por cima e leve à geladeira até que a cobertura fique opaca. Espere de 12h a 24h para embrulhar o ovo de páscoa. Agora basta deixar a criatividade solta para embalar e saborear!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.