Casa Created with Sketch.

Iogurte natural e fresco para fazer em casa

Que tal fazer o seu próprio iogurte, na quantidade que quiser, com o leite que preferir e sem açúcar? Bora lá para mais uma dica da Go Natural! 

 (Gabriel César/@gonatural.granola/Instagram)

Quem não gosta de tomar um iogurte no café da manhã ou lanche da tarde? Com diversas marcas e opções industrializadas no mercado, encontrar um que seja 100% natural é difícil.

Mas, temos boas notícias, fazer o seu próprio em casa não é nada difícil e permite com que você use o leite e a dose de açúcar que preferir. A alternativa é ideal para quem procura um alimento mais saudável, pois consegue atender todas as suas necessidades – seja porque é vegano, intolerante à lactose ou não está acostumado a adoçar o que consome.

 (Gabriel César/@gonatural.granola/Instagram)

E mais, produzindo a quantidade que desejar, você não perde o produto na geladeira!

Aprenda como fazer um iogurte delicioso com a receita da Cynthia César, dona da Go Natural – marca de granolas, bolos, pães, tortas e chás. Confira:

 

 (Gabriel César/@gonatural.granola/Instagram)

Ingredientes

  • 1 litro de leite – pode ser leite integral, desnatado, sem lactose ou vegetal
  • 1 pote de iogurte natural sem açúcar ou 1 sachê de fermento lácteo probiótico

Como fazer

  1. Comece fervendo o leite da sua preferência.
  2. Deixe esfriar até a temperatura que você consiga colocar seu dedo e contar até 5 ou 45ºC, se preferir usar um termômetro.
  3. Ligue o forno, novamente, em temperatura baixa por 3 minutos, depois desligue. Acrescente o pote de iogurte natural (sem açúcar) ou o sachê de fermento lácteo probiótico e mexa bem.
  4. Transfira o leite para um recipiente de vidro e vede com plástico filme ou uma tampa hermética. Envolva o vidro em uma toalha de mesa ou em dois panos de prato e coloque dentro do forno que foi aquecido e está desligado agora.
  5. Deixe dentro por no mínimo 8 horas e no máximo 12. Depois, desembale e coloque na geladeira.

 (Gabriel César/@gonatural.granola/Instagram)

A receita dura até 7 dias refrigerado e deve ser consumida quando estiver gelado.

Dica: seu iogurte caseiro pode ter o sabor que você desejar! Escolha uma fruta e bata tudo no mixer ou liquidificador antes.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.