Casa Created with Sketch.

Ron Mueck sem filas e Expo Revestir 2015

A Exporevestir anunciou hoje os preparativos para a sua 13º edição. O evento de apresentação, para a imprensa, foi na Pinacoteca – com exposição de Ron Mueck.

Debutei no jornalismo profissional falando de construção, decoração e arquitetura. Nunca tinha pensado nesses assuntos durante a faculdade. Morava no CRUSP – Conjunto Residencial da USP – e também não tinha referência alguma de boa decoração. Era repórter das revistas CASA CLAUDIA e ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, na época, dirigidas por Elda Müller, e chegava todas as noites empolgada com aquele mundo em que, para mim, tudo era novo. Acho que, talvez, com minha empolgação eu tenha influenciado o Eduardinho… ops… o arquiteto Eduardo Kenji Ikoma, a desistir da editoração e prestar FAU. Atualmente, o Edu trabalha no escritório do paisagista Benedito Abbud.

E o que é que o “Mueck sem filas” tem a ver com isso? É que hoje, durante a apresentação para a imprensa da 13º Exporevestir, pude, com outros colegas jornalistas da área, visitar a exposição de Ron Mueck – num passeio exclusivo para nós (lembre-se: a Pinacoteca não abre às segundas). Foi um presente da Anfacer – mas, muito mais do que isso, foi uma forma de comunicar de maneira muito direta o quanto o mundo da construção civil e, especificamente do segmento cerâmico, encontra na arte sua principal referência. Repare (nas fotos) na comunicação visual apresentada hoje e perceba que em 2015 a inspiração está nas pinturas de Piet Mondrian.No ano que vem, eu vou cobrir a Exporevestir pela 13ª vez e sei que vou encontrar um evento maduro, bem organizado, com curadoria. Esse trabalho tão coeso é obra do lorde Antonio Carlos Kieling e do incansável Lauro Andrade Filho (sei bem disso porque o Lauro faz a Design Weekend em parceria conosco – e temos que duplicar a energia para acompanha-lo). Lembro-me bem da primeira reunião para a cobertura de Exporevestir – quando a Abril decidiu fazer um caderno especial que circularia junto com a revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO: na mesa, eu (na época, recém promovida a editora), o Lauro, o Kieling e o André Campana (na época, trainee ou estagiário…corrija-me, André, se eu estiver errada). O Kieling descreveu o conceito e o Lauro traçou os objetivos e as formas de alcança-los. Tudo muito prático. E ficou bem claro para mim que aquela seria uma feira de sucesso. Fato: agora, a Exporevestir é muito mais que uma feira, tem fila de espera com empresas querendo participar e é uma das três maiores exposições do mundo neste segmento.

Por uma dessas coincidências da vida, a primeira vez que eu vi uma obra de Ron Mueck ao vivo, eu estava cobrindo uma dessas três exposições. Era a Cersaie, em Bolonha. No final da cobertura, em 2001, peguei um trem com o Ângelo Derenze (na época, nosso diretor de publicidade) e com o Chico Gorgonio, do escritório de publicidade de Florianópolis. Nosso destino foi a Bienal de Veneza só para ver o menino agachado de Ron Mueck que, uau, é de fato de tirar o fôlego. Mas, assim como eu continuo me deixando surpreender por tudo que a construção e arquitetura podem criar, eu perdi o fôlego novamente nesta manhã, na Pinacoteca. Se eu pegaria a fila para ver Ron Mueck novamente? Talvez eu pegue, porque quero que meus filhos também vejam essas obras de perto agora, no Brasil. E espero que eles reencontrem Ron Mueck em andanças pelo mundo – melhor ainda, se esses reencontros forem proporcionados por profissões instigantes. Profissões como a minha que, se não me oferece um alto salário, ao menos me faz estar em contato constante com gente criativa e situações novas. E me faz estar aqui, numa segunda feira à tarde, bem feliz – ainda que o assunto para tanta gente pudesse arrancar apenas um… “outra vez”. No meu caso, ufa, quanto mais vezes melhor. Que venha a Exporevestir 2015.

Exporevestir 2015 – de 03 a 06 de março, das 10h às 19h no Transamérica Expocenter

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s