Prêmio para projetos sustentáveis: Holcim Awards anuncia vencedores

Os projetos vencedores do Holcim Awards na América Latina foram premiados em cerimônia em Medellín na Colômbia. 

Por Da redação | Fotos Divulgação Atualizado em 20 dez 2016, 23h20 - Publicado em 7 out 2014, 20h33
a14lagoco-05

O Holcim Award premia os melhores projetos de construção sustentável todos os anos. Na edição da premiação na América Latina, que aconteceu em Medellín na Colômbia, foram contemplados projetos que estão em consonância com a cidadania e o funcionamento dos espaços públicos. O prêmio de ouro foi entregue a um projeto colombiano de criação de um parque pública própria Medellín, que abrigou a cerimônia. Os arquitetos Mario Camargo e Luis Tombé, do escritório colombiano Colectivo 720,  transformaram este reservatório de água em um espaço de convivência para a população, com os tanques e piscinas em volta dos passeios públicos.  “A estética do projeto, aspectos sociais, econômicos e ambientais se combinam para formar um conjunto sofisticado de espaços públicos e criar uma paisagem ‘sócio-técnica’ de grande beleza”, disse Bruno Stagno, líder do corpo de jurados, durante a premiação.

a14lasicr-01

A sede da Fundação para o Desenvolvimento da Faixa Vulcânica Central em Puerto Viejo de Sarapiqui, na Costa Rica, levou o prata no Holcim Awards. Román Cordero, da PLUG Arquitetura do México, projetou uma estrutura de madeira de baixo custo para minimizar o impacto ambiental. A estrutura de madeira é coberta por um telhado fabricado por painéis feitos de alumínio reciclado de embalagens leite.

a14labrmx-01
Continua após a publicidade

O bronze foi para um projeto de escola em San Andrés Payuca, no México, com um programa que inclui ensinamentos de práticas agrícolas, pecuárias e métodos de construção. Desenhado pelos arquitetos Julio Amezuca e Francisco Pardo do escritório AT103, o projeto propõe o uso de blocos de argila compactada e concreto armado, com bordas afiladas que permitem montá-los em uma série de curvas com base em princípios orgânicos.

a14lang1br-01

Vale destacar que o projeto que ganhou primeiro lugar na categoria de estudantes e jovens arquitetos, a Next Generation, foi pensado pela Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, para conter a água dos alagamentos do rio Negro.

Sobre os jurados

Os projetos apresentados no Holcim Awards na América Latina foram avaliados por um júri independente, com sede no Instituto de Arquitectura Tropical (Costa Rica), composto por Bruno Stagno (presidente do júri, Costa Rica), Marc Angélil (Suíça), Tatiana Bilbao (México), Alfredo Brillembourg (Venezuela), Angelo Bucci (Brasil), Fernando Diez (Argentina), Harry Gugger (Suíça), Vanderley John (Brasil) e Andreas Leu (Suíça).

Continua após a publicidade

Publicidade