Casa Created with Sketch.

Prédios cheios de estilo e megacoloridos: conheça o trabalho de Freddy Mamani

A presença de cores vibrantes e elementos geométricos chamam a atenção na arquitetura do profissional boliviano, na cidade de El Alto

1-freddy-mamani

 (/)

Mesmo sem um escritório e, muitas vezes, apenas esboçando seus desenhos em um papel, o arquiteto boliviano Freddy Mamani já completou sessenta projetos em El Alto, a cidade mais alta do mundo, que fica a quase 14 mil pés, ao lado da capital boliviana, La Paz. Nos últimos vinte anos, a economia no local cresceu, junto com uma população empreendedora, em sua maioria indígena. Mamani ganhou fama construindo prédios com usos variados para os novos ricos da cidade.

2-freddy-mamani

 (/)

Como a maioria de seus clientes e dos cerca de 1,6 milhões de habitantes de El Alto, Mamani é um Aymara. Seu povo foi submetido a sucessivas ondas de conquista e exploração, primeiro pelos Incas, depois pelos espanhóis. Quando jovem, ele trabalhava na área da construção. Aos vinte e poucos anos se graduou em engenharia civil, contrariando sua família que achava que a profissão era para os ricos.

3-freddy-mamani

 (/)

Mas Mamani tirou vantagem da sua condição de “fora do ninho” e fez um trabalho único. Cada uma de suas casa tem uma fachada futurista, um andar térreo comercial, um salão de festa barroco no mezanino, um ou dois apartamentos e uma cobertura para o proprietário. A arquitetura de Mamani incorpora muitas tradições de seu povo Aymara – tecelagem com padronagens circulares, cerâmica, cores vibrantes –, dos templos andinos e também tem inspiração na ficção científica, particularmente nos filmes Transformers. Ele pode ser chamado, como o segundo filme da saga, “A Vingança dos Derrotados”.

Confira mais imagens e detalhes das construções:

4-freddy-mamani

 (/)

5-freddy-mamani

 (/)

6-freddy-mamani

 (/)

7-freddy-mamani

 (/)

8-freddy-mamani

 (/)

9-freddy-mamani

 (/)

10-freddy-mamani

 (/)

 

Fonte: New Yorker

 

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.