Casa Created with Sketch.

Piso radiante para elevar a temperatura da casa no inverno

Esmiuçamos três sistemas de piso radiante e avaliamos as vantagens dessa tecnologia diante dos conhecidos aquecedores pontuais.

00-subindo-a-temperatura

 (/)

Para não passar frio em casa no inverno, recorrer a aquecedores espalhados pelos ambientes não é a única nem necessariamente a melhor solução. Apesar do custo mais baixo, o eletrodoméstico tem alcance limitado e cria zonas muito quentes próximas dele, resultando em desconforto. Além disso, o uso do equipamento costuma se estender por um período mais longo do que seria preciso, o que refete na conta de luz. Já a calefação com piso radiante garante aconchego nos dias gelados e reúne as seguintes vantagens: elimina o incômodo ao se pisar em revestimentos frios; permite a regulagem automática da temperatura pelo termostato; não provoca a perda da umidade do ar; e propaga o calor de baixo para cima (por convecção), mantendo a mesma temperatura em todo o cômodo. Outro benefício se dá pela forma como o ar esquenta as paredes, que armazenam o calo residual.

Assim, quando uma janela ou porta se abre, as paredes, por radiação, repõem o calor perdido sem grande consumo de energia. Esse sistema é encontrado em duas versões – elétrica e hidráulica. A primeira aquece o piso por meio de cabos ligados diretamente à rede de energia. Na segunda, condutores de água quente são conectados a uma fonte externa, que pode ser um aquecedor a gás ou uma bomba de calor. Ambas as opções ficam dispostas em forma de serpentina no contrapiso. É aconselhável contratar uma empresa especializada ainda na fase do projeto da residência, já que a instalação exige contrapiso com espessura mínima entre 3 e 6 cm, além do acréscimo de 5 mm no sistema elétrico e de outros 30 mm no hidráulico para colocação do isolamento térmico.

Prós e contras

A seguir, uma análise de três tipos de piso radiante, com destaque para suas principais características e seus custos

01-subindo-a-temperatura

 (/)

*Valores fornecidos pela empresa Floor Heating em abril de 2014.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s