Casa Created with Sketch.

No México, colunas de viadutos são transformadas em jardins verticais

A iniciativa ajudará a filtrar toneladas de gases poluentes e processará metais pesados. Um projeto simples que deve ser disseminado em todas as grandes cidades

1-no-mexico-colunas-de-viadutos-sao-transformadas-em-jardins-verticais

 (/)

Projetos que trazem verde para grandes cidades devem ser levados em consideração. Na Cidade do México, uma grande intervenção urbana envolvendo jardins verticais no meio da cidade foi inaugurada recentemente. São 60 mil metros quadrados de jardins espalhados nas colunas de um viaduto que corta 27 quilômetros da cidade.

O projeto foi financiado com investimento privado e desenvolvido pela empresa VerdeVertical, especializada em transformar paredes e fachadas em enormes jardins. A iniciativa ajudará a filtrar mais de 27 mil toneladas de gases e processará dez toneladas de metais pesados.

2-no-mexico-colunas-de-viadutos-sao-transformadas-em-jardins-verticais

 (/)

A ideia não exigiu mudanças estruturais nas vias e a instalação conta com estruturas metálicas cheias de anéis que se fixam em torno das pilastras. Depois de fixadas, elas recebem painéis pré-fabricados, que incluem um substrato têxtil hidropônico e sobre ele é colocado o material vegetal.

Os pilares possuem um sistema de rega que pode ser controlado remotamente por GPS. A água utilizada é reaproveitada das chuvas e as espécies utilizadas para compor os painéis são altamente resistentes e adequadas às condições do entorno. O projeto conta com espaços para uso publicitário em meio ao cultivo, gerando verba extra.

3-no-mexico-colunas-de-viadutos-sao-transformadas-em-jardins-verticais

 (/)

No Brasil, um dos projetos similares, do movimento “Novas Árvores Por Aí”, junto com o coletivo Parque Minhocão, pretende espalhar plantas nativas ao longo do Minhocão – o elevado que corta São Paulo de leste a oeste e é uma das obras mais polêmicas da cidade. O cultivo de trepadeiras, uma estratégia simples, poderia dar mais vida ao local e colaborar para a qualidade do ar da região.

 

Fonte: CicloVivo

 

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s