-
1.
zoom_out_map
1/11
O trabalho é uma reinterpretação de um espaço projetado na Casa FOA de 2004 premiado na época. Os mesmos autores ganharam este ano a medalha de ouro, além de obter o Prêmio à Arte Aplicado. O estilo de Jorge Muradas e Liliana Elesgaray consiste em criar caixas neutras, sem elementos acessórios, que se integram com facilidade nas paredes. Neste ambiente, usaram o mesmo método para reinterpretar o espaço de 2004 e criaram um lugar dinâmico onde é possível desenvolver numerosas atividades. Os elementos desta sala podem mudar de lugar, mas a identidade dela ainda continua a mesma. A grande biblioteca, elegante e linear, se destaca junto às longas mesas de madeira.
-
2.
zoom_out_map
2/11
São dois espaços em um só. Essa é a grande sacada deste ambiente funcional, pensado pelos arquitetos Monica Kucher, Esteban Barranco e Maria Eugenia Quiquisola. No centro, o grande sofá favorece os momentos de introspecção e lazer, enquanto o espaço do lado de fora, separado por painéis de madeira calada, traz o banheiro e os trocadores. O espaço obteve medalha de prata na premiação da Casa FOA 2009.
-
3.
zoom_out_map
3/11
O livro Alice no País das Maravilhas inspirou este ambiente projetado por Solange Bendjeunian de Bunge, Sebastián Salazar e Fernando Samra. Estilos diversos e ecléticos conversam neste espaço, onde os móveis e objetos foram pensados como fichas num grande tabuleiro. Flores, listras e bolinhas imprimem um estilo vintage ao ambiente. Além das referências à obra de Lewis Carroll, as paredes foram completamente cobertas com a versão original da historia de Alice.
-
4.
zoom_out_map
4/11
O que predomina neste loft é um clima chill out. Sergio Muchnik e seu design team quiseram transmitir o estilo de vida relaxado, criativo e cool que caracteriza os jovens 2.0. O setor de trabalho, a cozinha com uma mesa original integrada ao resto do ambiente, a área de lazer, os trocadores e o canto de descanso: tudo encontra seu lugar, com um espírito jovem gritante.
-
5.
zoom_out_map
5/11
Quem senta na poltrona preta no centro deste espaço tem controle absoluto dos tons da iluminação, da musica que prefere ouvir e das imagens que quer assistir nas quatro telas translúcidas, entre outras funções. Desta maneira, pode criar as condições perfeitas para diferentes climas e situações. A proposta dos escritórios Gutmam + Lehrer e Walter Russo Interiors foi propiciar uma alta qualidade de vida, com serenidade e bem-estar, somado à possibilidade de se manter conectado o tempo todo.
-
6.
zoom_out_map
6/11
O ambiente foi projetado pela designer de interiores Judith Babour para um homem adulto, apaixonado pela literatura e pelo cinema. A madeira serrada dos móveis dá o toque rústico, enquanto as cores dos tecidos e a lã do tapete constroem uma atmosfera envolvente. A luz indireta é o elemento chave para intensificar o efeito acolhedor.
-
7.
zoom_out_map
7/11
A madeira maciça presente neste espaço aberto foi escolhida para criar um ambiente cálido e acolhedor. Junto a tonalidades próprias da natureza, consegue imprimir o estilo rústico no ambiente de Pablo Chiappori. Os detalhes que as texturas dos tecidos oferecem ajudam a criar espaços de relax nesta varanda.
-
8.
zoom_out_map
8/11
Este pequeno espaço comercial de 3 m² vende docinhos irresistíveis. A atenção dada à estética é evidente não só nos doces coloridos, mas também no jeito de expô-los. As vitrines favorecem a apresentação dos simpáticos alimentos e são acompanhadas de texturas cálidas, que ajudam no clima aconchegante do lugar. Materiais como o concreto branco, a madeira e o vidro foram misturados na medida certa.
-
9.
zoom_out_map
9/11
Este banheiro forma parte de uma moradia de 24 m² feita a partir da reutilização de um contêiner. Os painéis solares e uma camada natural colocada no terraço, de pedras e gramas, que filtram a água de chuva para ser reaproveitada, são dois exemplos sustentáveis que Matilde Oyharzabal e Daniel Nazareno de Souza incorporaram nesta casa. O contêiner foi aproveitado na sua totalidade: inclui uma sala com home theater, cozinha, sala de jantar, escritório, quarto e terraço.
-
10.
zoom_out_map
10/11
Mercedes Castro Corbat e a arquiteta Erica Llabrés procuraram trazer à tona a discussão da construção de ambientes seguros que acabam condicionando nossa existência ao isolamento. Essa falsa ideia de proteção é transmitida através de um típico ponto de segurança argentino (em espanhol, garita), decorado por fora com fotos de outras casinhas semelhantes. Venceu o Prêmio Arte Intervenção de Casa FOA 2009.
-
11.
zoom_out_map
11/11
Neste caso, o paisagismo veio da mão de Marta Carena, que propôs um diálogo entre o acadêmico, em relação ao edifício do Hipódromo de Palermo, e o espírito vanguardista que caracteriza a mostra Casa FOA. Do eixo central vão surgindo diferentes módulos que completam a trama deste espaço aberto. A natureza verde se incorpora ao mobiliario urbano, posibilitando momentos de repouso e contemplação. Conseguiu a Medalha de Ouro nesta edição, na categoria Paisagismo.