Continua após publicidade

Irmãos Campana em exposição na Alemanha

Mostra faz uma retrospectiva sobre os designers Fernando e Humberto Campana

Por Texto: Lúcia Santos Gurovitz Fotos: Fernando Laszlo/divulgação
Atualizado em 20 dez 2016, 21h09 - Publicado em 8 Maio 2009, 11h45
Um título para uma foto sem titulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Museu de Design Vitra, em Weil, Alemanha, abre em 16 de maio a maior exposição já feita sobre a obra dos brasileiros Fernando e Humberto Campana. Batizada de Antibodies (anticorpos), a mostra reúne mais de 140 móveis, utensílios e luminárias, além de 25 objetos colecionados pelos designers. Como a Nossa Senhora Aparecida de gesso, que já se espatifou e foi reconstruída várias vezes pelos dois. “Revisitamos os meus 26 anos de carreira e os 28 do Humberto, pois a mostra traz até os espelhos com moldura de conchas que ele fazia antes de nossa parceria”, diz Fernando. A exposição fica no Vitra até 18 de fevereiro de 2010 e depois viaja pelo mundo durante cinco anos. Ainda não há um patrocinador para trazê-la ao Brasil. Depois do bate-papo com os famosos designers, logo abaixo, você vê fotos de algumas das peças que serão expostas no museu.

Continua após a publicidade

 

Bate-papo: irmãos Campana

 

Como foi rever a carreira para montar a exposição?

Continua após a publicidade

H: Resgatamos projetos do fundo do armário. Isso nos fez refl etir sobre alguns materiais com mais maturidade. Minhas primeiras esculturas eram de terracota e se pareciam com maquetes arquitetônicas. Agora vamos lançar mesinhas de terracota em Milão.

F: Percebi que sinto orgulho de ter feito cestaria para vender nas lojas da Mesbla. As peças tinham bom gosto e ganhávamos nosso dinheiro honestamente. Na época, buscávamos o acabamento perfeito. Hoje a imperfeição está admitida em nosso trabalho.

Por que Antibodies (anticorpos)?

F: Foi ideia do Mathias Schwartz-Clauss, curador do Vitra. Tem a ver com a perversão que fazemos dos materiais. Mas ele saberia explicar melhor que nós. Filosofar, só em alemão.

Continua após a publicidade

 

Publicidade