Continua após publicidade

Exposição em Londres mostra vida e obra do arquiteto Le Corbusier

Considerado como um dos mais influentes do mundo, ele também foi pensador, escritor e artista multi facetado.

Por Por Heloísa Righetto, de Londres
Atualizado em 16 fev 2024, 08h47 - Publicado em 16 mar 2009, 15h41
O retrato do arquiteto Le Corbusier está presente na exposição sobre sua v...

O arquiteto Le Corbusier (Charles-Édouard Jeanneret,1887-1965), nascido em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, é hoje aclamado como um dos mais influentes do século XX. Tanto prestígio e relevância na arquitetura mundial levou à organização de uma mostra, que está em cartaz na Barbican Art Gallery, em Londres, sobre a obra e a vida do arquiteto, que foi também pensador, escritor e artista multi facetado. Suas idéias para a reinvenção do modo de viver moderno – desde o design de interiores até moradias em grande escala para convívio social – ainda ressoam nos dias de hoje.

Le Corbusier – The Art of Architecture é a maior pesquisa realizada em cartaz em Londres sobre o renomado arquiteto nos últimos 20 anos. Abrangendo um período de 60 anos a exposição inclui os primeiros trabalhos inspirados pelo seu país nativo, Suiça; os prédios cúbicos e brancos dos anos 20 e os projetos finais nas décadas de 50 e 60, como a Capela de Ronchamp (1950-55).

A exposicão, que é dividida cronologicamente, traz também pinturas, filmes, esculturas, livros e fotografias, além de maquetes e mobiliário originais. Alguns trabalhos de colaboradores de Le Corbusier, como os designers Charlotte Perriand e Jean Prouve, e os artistas Fernand Léger e Amédée Ozenfant, também fazem parte da mostra; assim como a revista L`Esprit Nouveau, resultado da parceria com Pablo Picasso.

Continua após a publicidade

Os pontos altos da exibição incluem um mural pintado por Le Corbusier no seu escritório em Paris (“Femme et coquillage IV”, 1948), uma cozinha completa projetada por Le Corbusier e Charlotte Perriand para a famosa unidade de habitação em Marseille (1947-50) e a reconstrução do seu plano utópico para Paris (1925). As impressões do arquiteto sobre as cidades por onde passou e viveu são também lembradas, pois seu trabalho e teorias foram significantemente marcados pela personalidade de cada um desses lugares.

O próprio Barbican Centre, onde a exposição é realizada, é resultado da influência de Corbusier no trabalho dos arquitetos Chamberlin, Powell e Bon. Formas e conceitos “corbusianos”, como jardins verticais e concreto bruto podem ser facilmente reconhecidos nessa construção.

O quê: exposição Le Corbusier – The Art of Architecture

Continua após a publicidade

Onde: Barbican Art Gallery, Londres

Quando: de 19 de fevereiro a 24 de maio de 2009

Informações: pelo site https://www.barbican.org.uk/lecorbusier

Continua após a publicidade

A cadeira de balanço foi projetada pelo arquiteto Le Corbusier em parceria c... O edifício é projeto do arquiteto Le Corbusier. O arquiteto Le Corbusier projetou com Charlotte Perriand uma cozinha para est... O pavilhão da Philips na World’s Fair, em Bruxelas, é projeto de Le Corbus... A exposição mostra objetos que documentam a vida e a obra do arquiteto

Publicidade