Casa Created with Sketch.

Exposição comemora centenário da pintora Tomie Ohtake

Carbono Galeria, espaço paulistano, recebe retrospectiva de trabalhos da pintora japonesa Tomie Ohtake, que completa 100 anos em novembro

Em 21 de novembro de 2013, um dos principais nomes da pintura brasileira, a japonesa Tomie Ohtake, comemora 100 anos. Para celebrar o centenário da artista, a Carbono Galeria, comandada por Ana Serra e Renata Castro e Silva, realiza até o dia 21 de junho a exposição “Tomie Ohtake – múltiplos espaços”. Com serigrafia, litografia e gravura em metal, a mostra faz uma retrospectiva dos múltiplos trabalhos de Tomie, apresentando séries originais produzidas desde 1968 e ainda um trabalho inédito: uma escultura feita especialmente para essa exposição. Com curadoria de Cauê Alves, a seleção de obras para essa exposição é um mergulho nos 50 últimos anos de produção de Tomie. Grande parte dela é composta por gravuras. “As gravuras surgiram de seu diálogo com a pintura e ao mesmo tempo elas também influíram no desenvolvimento de trabalhos em outras linguagens”, analisa o curador. Também em comemoração ao seu centenário, Tomie criou para a Carbono Galeria um múltiplo inédito: uma escultura de formas sinuosas na cor vermelha, com tiragem de 50 exemplares, à venda até o fim deste ano na galeria. Assemelhando-se ao símbolo do infinito, esse tridimensional faz uma investigação sobre a relação de cheio e vazio. “Toda a experiência de Tomie Ohtake está presente na insinuação de movimento, na gestualidade de origem caligráfica, e na estabilidade e unidade que ela apresenta no múltiplo”, diz o curador Cauê Alves.

Tomie-Ohtake

 (/)

Serviço

Abertura: 21 de maio, terça-feira, das 18h às 22h

Período expositivo: de 22 de maio a 21 de junho

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 59, Pinheiros – São Paulo

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 10h às 19h, sábados das 11h às 15h

Entrada franca

Para mais informações, acesse o site da Carbono Galeria.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s