Ecobuild: condomínios sustentáveis prontos para morar

O arquiteto Frank Siciliano, em Londres, acompanha mais um dia na Ecobuild, feira de construção sustentável. Seminários apontam que a forma de construir mudará radicalmente. E a indústria se prepara para oferecer novos sistemas e embelezar os que já existem.

Por PorFrank Siciliano, arquiteto Atualizado em 20 dez 2016, 19h42 - Publicado em 5 mar 2009, 19h18
Um título para uma foto sem titulo

Construtoras apresentaram seus projetos de condomínios criados com a integração de várias tecnologias de baixo impacto. As unidades são vendidas como produtos acabados, completas e funcionando. É uma nova perspectiva que já se abriu para o mercado imobiliário europeu. E as empresas estão exportando tais soluções para o Leste Europeu e Ásia.

Os telhados verdes também ganharam força. Agora, é possível encontrar soluções para prédios novos e existentes, com tecnologias muito mais avançadas do que as que encontramos no nosso mercado. São soluções modulares ou mantas de material reciclado que aplicados sobre a cobertura servem de base para o substrato e a vegetação.

Ainda no tema coberturas, chamou atenção um captador de iluminação externa. Instalado na cobertura (justamente sobre aqueles cômodos centrais ou onde não é possível abrir novas janelas), ele tem um tubo refletivo que manda a luz a uma lente prismática – com aparência e acabamento de luminárias convencionais. Ela ilumina o ambiente de forma muito eficiente. Muito simples.

A percepção de que o caminho da sustentabilidade já permeia de forma definitiva o meio acadêmico está na exposição de estudantes. Podemos ver pelas maquetes expostas a qualidade estética dos trabalhos, mostrando que para ser sustentável a arquitetura não precisa ser feia. Esse foi inclusive tema de uma das palestras apresentadas na feira. A indústria local parece que já compreendeu que o sucesso desta transformação trilha o caminho da boa estética e encontramos aqui uma variedade impressionante de materiais ecológicos para acabamento de interiores e fachadas feitos de forma a proporcionar ao arquiteto uma gama de opções que valorizam o desenho arquitetônico.

Continua após a publicidade

Dentro dos painéis de palestras uma se destacou: ela era sobre construção de escolas com design sustentável e foi apresentada pelo escritório Studio E Architects. É realidade por aqui a preocupação de reduzir o impacto ambiental na construção e operação dos grandes edifícios públicos, com vários exemplos prontos e operando. Muito interessante foi o processo de criação desses projetos com o envolvimento dos alunos, professores e da comunidade em todos os estágios, sendo um instrumento de educação e tomada de consciência dos jovens, seus pais e educadores, transformando-os em agentes multiplicadores.

O que: Ecobuild 2009

Onde: Earls Court, Londres

Quando: de 03 a 05 de março de 2009

Quanto: entrada gratuita

Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo Um título para uma foto sem titulo

Continua após a publicidade

Publicidade