Casa Created with Sketch.

Designer holandesa elogia trabalho de brasileiros

Christine van Gemert, diretora da Associação Holandesa de Designers de Interiores, participou do Conad e disse não entender por que o design de interiores praticado no Brasil é tão pouco conhecido no mundo.

Christine van Gemert

 (/)

A designer holandesa Christine van Gemert, diretora da Dutch Associação of Interior Designers (BNI) esteve esta semana no Brasil, em palestra no Conad – Congresso Nacional de Design de Interiores. O primeiro dos três dias do evento foi dedicado ao exercício da profissão no mundo, com palestrantes representando associações da América Latina e Europa. Christine, que havia visitado a Casa Cor São Paulo, afirma ter gostado do que viu. “Eu fico surpresa que a arquitetura de interiores praticada no Brasil seja tão desconhecido no mundo”, disse. Leia trecho da entrevista com Christine abaixo.

 

Como você recebeu o convite para participar do Conad? Qual a importância de falar para os profissionais brasileiros?

Foi engraçado. Eu recebi uma ligação há duas semanas de um membro do BNI. Ele perguntava se eu poderia fazer uma apresentação e eu estava muito ocupada. Mas depois eu ouvi que era em São Paulo e disse “Sim!”. Foi dessa forma que eu conheci o CONAD. O Congresso tem sido muito interessante e então eu estou muito contente de ter vindo. Só é uma pena que meu português seja tão ruim.

 

Qual a diferença entre a decoração no Brasil e na Holanda?

Fui a Casa Cor e gostei muito. Não é muito diferente do trabalho na Holanda. E eu fico surpresa que a arquitetura de interiores praticada no Brasil seja tão desconhecida no mundo. O que eu vi na Casa Cor é um trabalho que as pessoas podem entender, é fácil de entender. Eu conheço muito da arquitetura brasileira que é bastante famosa. Mas o design de interiores do Brasil deveria ser mais conhecido.

 

O arquiteto italiano Simone Micheli esteve no Brasil no inicio do mês e nos disse que no futuro, “a arquitetura será mais importante que a decoração”. Você concorda com essa afirmação?

Decoração é uma coisa diferente de arquitetura de interiores. A decoração você pode mudar todos os dias, não é tão importante. É fashion e não há nada de negativo no fashion, mas arquitetura de interiores é algo mais duradouro. Eu concordo com ele – mas faço a ressalva de que arquitetura de interiores não é decoração.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.