Designer cria máscaras para protestar na rua

Baixe, imprima e faça em casa a máscara para usar em protestos inspirada nos guerreiros Zulu criada pelo israelense Ofer Bermann.

Por Da redação Atualizado em 20 dez 2016, 19h26 - Publicado em 18 jun 2013, 21h44
00-designer-cria-mascaras-para-usar-em-protestos-basta-baixar-imprimir

O designer israelense Ofer Bermann criou uma série de máscaras-megafones para usar em manifestações organizadas pela internet. Chamada de “Pareça um guerreiro zulu”, as máscaras deixam a aparência de quem protesta mais intimidadora e também amplificam a voz. Os tons fortes fazem menção às cores usadas nas guerras e deixam manifestantes mais fáceis de enxergar em locais com pouca luz.

As máscaras foram feitas para baixar pela internet e imprimir onde estiver. Há três modelos. O mais simples pode ser baixado no computador e impresso em impressoras comuns, em papel A4, que depois é dobrado. As outras duas máscaras exigem uma impressora 3D – foram criadas para quando a tecnologia de impressão 3D for mais barata e fácil de encontrar. As duas são de plástico ABS. Uma das máscaras tem megafone eletrônico e outra um megafone comum.

Bermann teve a ideia de criar os utensílios depois dos protestos acontecidos em Israel em 2011. Ele inspirou-se na aparência ameaçadora dos guerreiros Zulu, que havia visto em um comercial de TV. Os zulus são um povo africano espalhado por Moçambique, Zâmbia e Zimbábue. “Eles conseguiam tornar-se visualmente dissuasivos só pela aparência e por ficarem juntos, cantando músicas de guerra”, escreveu o designer ao submeter sua criação para o prêmio Design Index, que homenageia criações que melhoram a vida das pessoas. “Eu queria cobrir os “guerreiros modernos” com o mesmo sentimento ao mudar sua aparência e voz”, explica.

As máscaras foram criadas para apoiar uma causa: “Apoio a causa de que cada pessoa viva sua vida do jeito que quer. Penso que o design pode ajudar a alcançar essa meta”, disse Bermann por telefone. O designer anda acompanhando os protestos por aqui e, a pedido nosso, resolveu compartilhar suas máscaras com os brasileiros.

Baixe aqui a máscara para protestar impressa em papel A4

Conheça melhor as máscaras para protestar na galeria abaixo:

Continua após a publicidade
Publicidade