Casa Created with Sketch.

Conjunto da Pampulha recebe título de Patrimônio Mundial da Humanidade

A decisão foi tomada ontem, por unanimidade, durante sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco

Pampulha-Alberto-Andrich

 (/)

O Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Durante a 40ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial no domingo (17), em Istambul, Turquia, a candidatura da Pampulha foi aprovada por consenso dos 21 países integrantes.

Encomendado pelo então prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek a Oscar Niemeyer, o conjunto modernista reúne também o projeto de paisagismo de Roberto Burle Marx e um painel de azulejos de Cândido Portinari na Igreja de São Francisco de Assis.

02-pampulha

 (/)

O Conjunto, construído nos primeiros anos da década de 40, é composto pela paisagem formada com a integração entre a Lagoa da Pampulha e sua orla, os jardins de Burle Marx, a Igreja de São Francisco de Assis, o antigo Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (hoje Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), o Iate Golfe Clube (atual Iate Tênis Clube) e a Praça Dalva Simão (antiga Santa Rosa).

Leia mais sobre a história do Conjunto Moderno da Pampulha na matéria A Pampulha pode se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s