Casa Created with Sketch.

Conheça o trabalho de Oki Sato, designer do estúdio Nendo

Um dos designers mais influentes do mundo, o canadense Oki Sato, do estúdio Nendo, busca na simplicidade ideias para criar objetos capazes de proporcionar deleite

01

 (/)

Como as tendências de viver e morar influenciam seu trabalho?

Sinto que elas estão desaparecendo e cada um segue a própria direção. Eu sou uma pessoa tediosa, faço sempre as mesmas coisas, vou aos mesmos lugares, porque acho que repetindo a rotina podemos perceber as pequenas diferenças do cotidiano que tornam a vida mais rica. Quando estava na faculdade de arquitetura, aprendi que deveríamos primeiro raciocinar em escala grande e, gradativamente, ir diminuindo – partir de uma cidade, chegar aos bairros, depois às casas, aos móveis, até se concentrar nos pequenos objetos. Designers gostam de pensar grande. Eu sou diferente: prefiro focar nas menores coisas.

Esse é o conceito da coleção para a Bisazza?

Nosso objetivo foi criar uma impressão de “tudo junto”, misturando todos os elementos do banheiro. A ideia-chave era apresentar os detalhes superconectados ao conjunto, como a banheira com torneira dentro).

O que tem mais valor em seu universo criativo?

Dar às pessoas um momento de felicidade. Existem tantas ocasiões assim ocultas no dia a dia, mas nós não as reconhecemos e, mesmo quando as notamos, acabamos por “resetar” nossa mente e esquecer o que vimos. Quero reconstruir o cotidiano coletando e reformulando esses instantes, traduzindo-os em algo fácil de entender. Também importa muito respeitar a história por trás do objeto.

Quais elementos de seu design representam a fronteira entre a cultura oriental e a ocidental?

Designers japoneses trabalham com monocromia porque faz parte dessa cultura perceber os tons de luz e sombra. Para mim, se funciona em preto e branco, funciona em cores também.

02

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s