
(/)
Pela primeira vez, os chalés do século 19 que abrigaram o Instituto de Psiquiatria Luiz Inácio estarão de portas abertas para o público. A revitalização desta área nobre, referência na arquitetura do Recife, é uma das novidades da 16ª Casa Cor Pernambuco, que encerra a temporada de Casa Cor em 2012. Entre os homenageados deste ano, estão a modelo Gisele Bündchen, o artista plástico pernambucano Romero Britto e a médica psiquiátrica Nise da Silveira, conhecida por seus incentivos à liberação da criatividade e à produção de arte de seus pacientes.
Os 40 ambientes foram distribuídos em duas casas e no complexo de lazer equipado com lojas, champanheria, sorveteria e café, totalizando 6.300 m². Os profissionais aproveitaram boa parte das estruturas originais dos imóveis, como piso e paredes, criando projetos afinados com as memórias do local e com as últimas tendências em matéria de layout, revestimentos e mobiliário. Além disso, as estampas, texturas e recursos modernos absorvidos nos espaços revelam a sintonia da mostra com o tema nacional da Casa Cor em 2012, “Moda. Estilo. Tecnologia”.
Serviço: CASA COR PERNAMBUCO
Quando: até 18 de Dezembro – Special Sale: 17 e 18 de Dezembro
Onde: Rua Capitão Rui Lucena, 53 I Boa Vista – Recife – PE
Horário: Terça a Sexta (15h às 21h) e Sábados, Domingos e Feriados (12h às 21h)
Ingresso: Entrada Inteira: R$ 30,00 / Estacionamento: R$ 10,00
-
1.
zoom_out_map
1/26
Champanheria - Em 60 m², o ambiente traz a interação entre peças de design contemporâneo e a arquitetura original do casario, incluindo o piso e as paredes de até 60cm de espessura. O balcão é composto de resíduos de madeira e todo o espaço é preparado para armazenar as garrafas com as condições ideais de umidade e temperatura. Os arquitetos Danielle Guedes, Francisco Lira e Raíssa Jucene assinam o projeto, em parceria com as designers Carina Berardo e Daniella Luna.
-
2.
zoom_out_map
2/26
Praça Casa Cor - O desenho da praça surgiu da necessidade de integrá-la aos ambientes que a circundam, como a sorveteria, a champanheria, o restaurante e a cafeteria. Além disso, Fernanda Durães, Taciana Veras e Luciano Lacerda criaram um palco, para que o espaço também pudesse receber atrações musicais. O clima aconchegante é garantido com o jardim que sobe pelas paredes e as árvores nativas, favorecido pelo mobiliário confortável e específico para áreas externas.
-
3.
zoom_out_map
3/26
Ateliê de Píntura - Laura Fonseca projetou um ambiente propício ao desenvolvimento da criatividade. A exploração do pé-direito duplo foi inevitável, não apenas para ampliar o local mas para deixar o pintor livre para desenhar em diferentes níveis e perspectivas, aproveitando todos os espaços. Elementos cotidianos adquirem um apelo escultural, como a escada na cor turquesa.
-
4.
zoom_out_map
4/26
Lounge de Entrada e Bilheteria - Para contemplar grandes exemplares do design, André Carício criou generosas circulações, que aproveitam ao máximo os 130m² disponíveis. Por ali, desfilam peças como a poltrona Chifruda, de Sérgio Rodrigues, e uma cadeira preta de Oscar Niemeyer. Guilherme Torres assina o sofá em capítonê, e a poltrona com pufe de linhas geométricas é Moroso. Nas paredes, foram aplicados papéis com efeito de madeira e outro listrado, um 3D da Orlean.
-
5.
zoom_out_map
5/26
Sala de Almoço (Casa 1) - Manú Nunes e Lula Pessoa elaboraram um ambiente receptivo aos acervos pessoais, a começar pelos nichos espelhados com prateleiras em vidro, repletos de coleções. Os contrastes de tempos e estilos também são bem-vindos: o lustre do século XIX cai sobre a mesa Saarinen com pintura automotiva na cor azul, da Ecovit, rodeada de cadeiras Swan prata. A tela é do artista plástico Gabriel Petribú.
-
6.
zoom_out_map
6/26
Sala de Jantar (Casa 1) - A atmosfera é luxuosa no espaço de Marylia Nogueira e Marcela Pimentel, definida pelo revestimento 3D dourado com iluminação de LED. No painel espelhado é projetada a imagem de um blu-ray, que pode ser vista de qualquer ponto. O equilíbrio vem de elementos delicados, como o tapete de fio de seda dourado e as cadeiras em capitonê. Repare ainda nas outras cadeiras, em chapa de bronze. O jogo de luminárias pendentes é descentralizado em relação à mesa em laca preta, conferindo outro toque único à composição.
-
7.
zoom_out_map
7/26
Livraria Casa Claudia - Várias soluções criativas no espaço de Carol Benbassat, Taciana Feitosa e Volma Aguiar. Elas reutilizaram tubos de papelão e caixotes de feira, que ganharam nova função na estante. Uma das paredes foi coberta de páginas de revista e os objetos coloridos complementam.
-
8.
zoom_out_map
8/26
Sala de Jantar (Casa 2) - Refeições formais têm lugar no ambiente de Guilherme Eustachio, que livrou as laterais de obstáculos e prolongou a mesa para facilitar o serviço à francesa. Verde pistache e azul royal são algumas informações de moda incorporadas ao espaço, no papel de parede com fibra de seda e na grade de iluminação em laca com 12 luminárias de pé com interior violeta. No piso, tapetes iranianos em patchwork, intencionalmente descoloridos. A mesa com tampo em cristal chocolate fica completa com as cadeiras francesas antigas.
-
9.
zoom_out_map
9/26
Cozinha (Casa 1) - Em seu projeto, Danielle Magero mostra que está antenada com as passarelas e aposta nos tons metalizados e no preto, que nunca sai de moda. E essa paleta de cores masculina não surge por acaso - afinal, o ambiente foi projetado para um casal jovem, cujo homem adora cozinhar e receber amigos. Essas duas funções foram bem integradas no layout, prevalecendo a funcionalidade em bancadas espaçosas.
-
10.
zoom_out_map
10/26
Hall de Entrada com Varanda (Casa 1) - Lídio Souza e Wellington Vieira sugerem uma mistura afinada entre o contemporâneo e o antigo, bem representado no piso e nas portas remanescentes do antigo casarão. As mesas de centro e laterais espelhadas foram desenhadas pelos arquitetos, que também investiram na luminotécnica bem marcada e na presença de esculturas e artesanato locais (Floristas e Esferas).
-
11.
zoom_out_map
11/26
Hall de Entrada com Varanda (Casa 2) - Elza Mendonça, Giuliana Zirpoli e Lorena Pontual escolheram peças que conciliam bom design e materiais apropriados para áreas externas, como a madeira freijó dos móveis, tecidos náuticos e tapetes em algodão e lã naturais. A iluminação indireta vem de luminárias e abajures desenhados com exclusividade para as arquitetas.
-
12.
zoom_out_map
12/26
Sala íntima (Casa 1) - Que tal fugir do cotidiano e mergulhar em um universo lúdico? Este é o convite de Diogo Viana em seu projeto, marcado pelo papel de parede com estamparia da Design Colombiana Catalina Estrada (Habitare). Os 25m² também sintetizam o melhor do design mundial, em peças assinadas por nomes como Philippe Starck (criador das cadeiras amarelas Master e da mesa Top Top) e Ferruccio Laviani (autor dos pendentes Bloom). Todos são da Kartell, da loja Itálica Casa Recife.
-
13.
zoom_out_map
13/26
Lavabo Masculino Funcional - O layout criado por Denise Lobo e Patrícia Fernandes prioriza a circulação, deixando a área dos lavatórios totalmente aberta para o hall, sem prejudicar a privacidade no lavabo. Com isso, o ambiente pode ser conferido por todo o público da mostra, homens e mulheres. A dupla também foge do comum ao eleger tons de verde na ambientação, unido a um cinza mais sóbrio.
-
14.
zoom_out_map
14/26
Lounge Gourmet - O ambiente de autoria de Márcia Nejaim e Suzana Azevedo é totalmente voltado à convivência e segue um layout simétrico, cujo ponto principal é a mesa de vidro com base de raiz de árvore. Ela é integrada à ilha com superfície em silestone e vem ladeada por estantes de 3 metros de altura, com alguns nichos revestidos de caixas laqueadas. As cadeiras são da Artefacto e a tela em preto e turquesa, da Amparo Sessenta Galeria. Repare no banco em acrílico, praticamente invisível sob o aparador.
-
15.
zoom_out_map
15/26
Home Theater - André Cavendish investiu em materiais interessantes neste ambiente - um deles é a madeira de demolição que reveste as paredes, que na verdade é um composto sintético reciclável que favorece a boa acústica. Teto e paredes também foram laminados com placas vinílicas Fademac (da Refinare). O conforto fica se afirma ainda mais no imenso tapete prata de lã sintética. No mobiliário, o destaque é a estante da Bontempo com pintura de alto brilho e um vidro preto, que oculta a TV quando desligada. E as portas do bar, no mesmo móvel, são acionadas pelo iPad ou controle remoto. A arte pernambucana também marca presença, em peças do artista Zé Tamanquinho. O detalhe final são os painéis em tecido de voil impresso, que mostram uma cidade numa ilusão 3D, da designer paulista Mel Cerri.
-
16.
zoom_out_map
16/26
Lavabo Feminino Funcional - O projeto de Shiley Loureiro, Noemi Portela e Margareth Ribeiro ganha impacto com o uso de tons neon, seguindo uma tendência das passarelas. O universo feminino é exaltado no uso das cores, das flores, de peças com formas curvilíneas e de fotografias de ícones como Audrey Hepbum, Gisele Bündchen, Grace Kelly, Coco Chanel, Madonna. Nas paredes, prevalece a textura das placas cimentícias.
-
17.
zoom_out_map
17/26
Sorveteria - Romero Duarte resgatou tendências dos anos 70 e propõe uma nova identidade para a sorveteria. As cores e as texturas, incluindo os bancos macios com alto brilho, aguçam os sentidos. As cadeiras em acrílico lembram fios de cobertura de caramelo e as paredes foram totalmente revestidas com imagens saborosas.
-
18.
zoom_out_map
18/26
Sala de Almoço (Casa 2) - O projeto da designer de interiores Gabriela Alencar esbanja estilo na parede revestida com painel 3D, feito de isopor prensado, e no piso em PVC que imita madeira. A mesa redonda encaixa perfeitamente no papel de reunir a família na hora da refeição, recebendo o apoio da bancada em ceasarstone na cor Tequila Sunrise, que combina com o banco colorido laqueado.
-
19.
zoom_out_map
19/26
Living (Casa 2) - Ana Cristina da Cunha não foi longe buscar sua inspiração: ela estava no próprio imóvel onde se realiza a mostra, com um pé-direito duplo e grandes vãos de janelas e portas. O espaço combina tons neutros e cores quentes, com uma sensação de aconchego reforçada pelo uso da madeira, dos tecidos acetinados e tapetes persa. Em uma das extremidades, o pendente Soleil, em cristal, reina sozinho.
-
20.
zoom_out_map
20/26
Loja Conceito Casa Cor - Carol Benbassat, Taciana Feitosa e Volma Aguiar escolheram as coloridas obras do artista Romero Britto como ponto de partida da ambientação, que mistura livremente referências Pop Art e cores vibrantes. A cor preta valoriza as telas e serve de contraponto, tanto nas molduras como nas prateleiras de concreto da construção original, que ganharam uma demão de tinta acetinada preta. As caixas amarelas em MDF finalizam.
-
21.
zoom_out_map
21/26
Suíte do Casal (Casa 2) - O destaque no ambiente de Guilherme Eustachio é a forração das paredes com tecido em tons de azul, cuja padronagem é seguida na colcha bege. O ladrilho hidráulico do piso foi preservado e dialoga com a textura rústica do tapete. Cortinas leves, quando fechadas, dão privacidade ao espaço da hidromassagem.
-
22.
zoom_out_map
22/26
Jardim de Entrada - A alameda funciona como uma passarela, por onde todos os visitantes da mostra desfilam e conferem as tendências para áreas externas. Neste espaço, Regina Daniela une o exótico ao rústico nas composições de plantas e acessórios, como vasos vietnamitas e móveis com partes recicladas de árvores.
-
23.
zoom_out_map
23/26
Loft Anna Guerra - Jaidete Ferreira e Jacqueline Ferreira homenageiam a artista pernambucana neste espaço de 36m². Cozinha e sala passaram a interagir melhor após a eliminação de uma parede, sugerindo uma forma mais livre de receber os convidados. As cores vibrantes e o mix de texturas são responsáveis pelo clima descontraído.
-
24.
zoom_out_map
24/26
Cozinha (Casa 2) - Rafael Amaral traduz os desejos modernos em um espaço ágil, que possibilita várias atividades simultâneas. Apesar do estilo atual, o projeto guarda vários elementos da construção original, reaproveitando o piso, um armário embutido, o madeiramento da janela e o pé-direito com 5m de altura. O mobiliário retrô, as cores fortes, as misturas de estampas e as luzes de LED contrastam.
-
25.
zoom_out_map
25/26
Escritório - Mário Baô investe na praticidade neste home office, que pode ser montado em qualquer lugar. A estante com detalhes em aço representa bem o espírito versátil do espaço, trabalhado em cores sóbrias para se harmonizar com os objetos do dia a dia. O piso é um carpete em placas, escolhido por aprimorar a acústica. Outros detalhes surpreendem: a madeira desgastada do forro é, na verdade, um adesivo da loja I-Stick.
-
26.
zoom_out_map
26/26
Jardim Sustentável - Entre a loucura e a sanidade, a proposta de Adryana Rozendo, Amanda Florêncio, André Moraes e Vítor Maciel tem tudo a ver com o local da mostra - um antigo instituto psiquiátrico. Essa dualidade é citada em elementos carregados de marcas do tempo, como toras de madeira de casas hoje inexistentes, portas que antes eram atravessadas e hoje se encontram sem sentido, quadros empoeirados e esquecidos, escadas que não dão em lugar algum e outras ideias que desafiam a consciência.