Um lugar pouco convencional foi escolhido para sediar a edição 2012 da Casa Cor Mato Grosso. O anexo do Hospital do Câncer recebe até o dia 31 de outubro os 47 ambientes que compõe o maior evento de arquitetura, paisagismo e decoração das Américas. A mostra pretende realizar a conclusão da reforma do antigo pavilhão do Hospital, inacabada há 17 anos, como um importante legado. A edição deste ano ainda conta com o apoio do ator Otaviano Costa, nomeado embaixador do Hospital de Câncer. Em cada ambiente, os 94 profissionais participantes também revelaram seu compromisso com a sustentabilidade e incorporaram várias tendências em materiais e tecnologias afinadas com a natureza e o clima locais. Entre as principais apostas deste ano, estão a madeira de demolição, os ladrilhos hidráulicos, a iluminação indireta e os jardins verticais.
Serviço: Casa Cor Mato Grosso
Data: 12 de Setembro a 31 de Outubro
Local: Anexo do Hospital de Câncer de Mato Grosso
Horário: 16h às 22h
Ingressos: R$ 25,00 – Inteira / Meia – Estudante
-
1.
zoom_out_map
1/56
Family Room. Cores neutras e claras, móveis confortáveis e tecidos de texturas delicadas entram em cena no projeto das designers Nancy Baranhuk R. de Mello e Maria Eliane Dorileo Cardoso. Com lugar garantido para os objetos de arte e a coleção de fotografias, o ambiente revela o olhar de um homem de bom gosto, que valoriza a convivência em família.
-
2.
zoom_out_map
2/56
Family Room.O espaço é uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Izan Petterle, que atualmente trabalha na revista National Geographic Brazil. O recanto foi reservado para a coleção de máquinas fotográficas e livros antigos.
-
3.
zoom_out_map
3/56
Home Theater.Roberto de Paula Gomes criou um ambiente descontraído que mistura tecnologia e uma pitada de retrô. Cadeiras antigas utilizadas nos cinemas dos anos 50, discos de vinil emoldurados e uma enorme tela em serigrafia são alguns atrativos do espaço, que oferece um sistema de Home Theater com tela de projeção 3D e caixas de som B&W 800 Series Diamond.
-
4.
zoom_out_map
4/56
Home Theater. A coleção de máscaras africanas e indianas ganha destaque no contraste com a parede preta, reforçado pela iluminação.
-
5.
zoom_out_map
5/56
Living e Jantar.No projeto da designer de interiores Neila Curvo, os 280m² podem ser usufruídos de forma separada ou integrada. A paleta de cores é sofisticada, temperada pelo uso da luz . Como não podia deixar de ser, estofados super macios marcam presença.
-
6.
zoom_out_map
6/56
Living e Jantar.Neila Curvo optou por usar peças antigas, de acervo familiar, além de obras de arte. A parede metálica deixa o ar moderno.
-
7.
zoom_out_map
7/56
Living e Jantar. A sala de jantar fica mais receptiva com o uso de madeira e cores aconchegantes. A mesa de doze lugares ganha um apoio no centro, para facilitar o serviço.
-
8.
zoom_out_map
8/56
Lavabo Social.Pedras, madeira e plantas estão na base do projeto de Adrianne Trevisan e Maria Clara Trevisan. Sob a luz intimista, o mix de materiais surpreende e ganha harmonia. A composição de quadros também explora a diversidade de texturas e imagens, enquanto o lustre e o espelho bronze trazem um toque de brilho.
-
9.
zoom_out_map
9/56
Lavabo Social.Adrianne Trevisan e Maria Clara Trevisan tornaram o Lavabo Social um espaço de convivência, com um ambiente de estar composto de poltrona e mesa de apoio.
-
10.
zoom_out_map
10/56
Espaço Gourmet.Para um casal apaixonado, que adora receber amigos e preparar pratos especiais, a arquiteta Érika Queiroz criou um ambiente que integra cozinha e estar. Paredes revestidas em pedra e móveis de madeira criam um clima envolvente, enquanto espelhos se encarregam da amplitude. O tronco que serve como base da mesa e os detalhes em couro natural se destacam.
-
11.
zoom_out_map
11/56
Espaço Gourmet. O ambiente foi projetado como um living, para ouvir música ou até mesmo assistir a um jogo de futebol com amigos. A adega para quase 80 garrafas está no centro das atenções, no móvel com nichos iluminados e objetos pessoais.
-
12.
zoom_out_map
12/56
Escritório. O escritório não é só lugar de trabalho, mas também de leitura e descanso, no olhar dos arquitetos Daniela Martins Ceretta e Carlos Renato Pina dos Santos. O ar descontraído vem da mistura de preto e amarelo. E a boa circulação é resultado direto do desenho prático dos móveis fixos.
-
13.
zoom_out_map
13/56
Escritório. O outro ambiente do Escritório é destinado ao relaxamento, marcado pelo painel de pastilhas com uma faixa que destaca as obras de arte. A mesa de apoio é suspensa pelos cabos de aço.
-
14.
zoom_out_map
14/56
Cozinha. No ambiente da arquiteta Tanise Tonin, a proposta é integrar a área de preparo dos pratos, o lugar do churrasco e a mesa de refeições. Madeira, aço inox e superfícies espelhadas compõem um espaço moderno, deixando a parede laranja reservada às memórias de família.
-
15.
zoom_out_map
15/56
Churrasqueira. Nada de rústico. O projeto de Igor Freitas e Francyne Rabaioli vai na direção da elegância, trabalhado em tons de berinjela. A marcenaria planejada traz funcionalidade, mas é a churrasqueira em pedra, iluminada, o ponto alto da ambientação.
-
16.
zoom_out_map
16/56
Quarto do Bebê. Meninos ou meninas são contemplados no projeto de Marcela Colin, que elaborou o quarto nas cores bege e branca, utilizando laca e madeira como base. Contemporâneo com um quê de clássico, o ambiente é valorizado pela iluminação difusa, trabalhada no forro em gesso com sanca. Sobre o berço, um céu estrelado em fibra ótica.
-
17.
zoom_out_map
17/56
Quarto do Bebê. O Quarto ganhou uma brinquedoteca, onde o bebê poderá explorar seus cinco sentidos. O piso em PVC é antialérgico, antiderrapante e com baixíssimo nível de ruído.
-
18.
zoom_out_map
18/56
Banho do Bebê. Romântico e repleto de detalhes, sem perder a praticidade. Assim é o ambiente criado pelas designers de interiores Karina Tirloni e Mayara Razera. Todos os módulos abaixo da bancada em madeira são móveis, para facilitar a limpeza. Os quadrinhos e acessórios trazem o tema de bichinhos, entre corujas, ursinhos e pássaros.
-
19.
zoom_out_map
19/56
Banho do Bebê.Estampas marcam presença, revestindo o cantinho do trocador duplo. A bancada fica livre, graças aos porta-objetos em tecido fixados na parede.
-
20.
zoom_out_map
20/56
Quarto do Casal. Tons marrons e beges proporcionam bem-estar e aconchego, sendo a base do projeto de Jennifer Figueiredo e Lucia Galvão. A cama traz um desenho multifuncional, incluindo um banco e uma lateral como apoios. A iluminação acentua a beleza do móvel, seja embutida nele ou presente no lustre. O painel em espelho bronze e as cortinas leves arrematam.
-
21.
zoom_out_map
21/56
Banho do Casal. Susana Vilela assina o ambiente, que apresenta equipamentos como a banheira de hidromassagem com lateral transparente e cromoterapia. As plantas tornam o ambiente acolhedor, juntamente com os revestimentos xadrez e com textura.
-
22.
zoom_out_map
22/56
Banho da Moça. Modernidade, tecnologia e moda inspiram o ambiente de Lucas Sborchia e Michelly Bortolotti. Os revestimentos mesclam porcelanato, madeira de demolição, quartzo para compor a bancada de maquiagem e perfumes e, ainda, mármore travertino bruto. As pastilhas misturam, artesanalmente, vidro e resina – uma junção que capta a luz com um efeito único.
-
23.
zoom_out_map
23/56
Quarto do Rapaz.Desenvolvido pela arquiteta Andréa Facchin Bidoia, o espaço é baseado no cotidiano de jovens empresários que realizam viagens de negócios e possuem vida social ativa. Cores vibrantes e misturas de revestimentos evidenciam os geometrismos de nichos de objetos e estruturas intercaladas com iluminação.
-
24.
zoom_out_map
24/56
Quarto do Rapaz.O cantinho da leitura ganha as telas da artística plástica cuiabana Rita Duarte.
-
25.
zoom_out_map
25/56
Banho do Rapaz. Assinado por Marina Orsatto Riva, Cibele Morais Koehler e Manoel Pereira da Silva Filho, o espaço foi executado a partir de materiais impactantes, como espelho e pastilhas no forro, bancada e nicho em madeira natural e maciça. O azul bic vem pontuado nos objetos e nas pastilhas. Algumas paredes recebem tinta metalizada.
-
26.
zoom_out_map
26/56
Quarto da Melhor Idade. Funcionalidade, acessibilidade e ergonomia definem o projeto de Gláucia Lôbo, Ludmilla Dantas e Silvana Lobo, idealizado para um casal com idade acima de 60 anos. As duas camas possuem cabeceiras em capitonê acolchoadas que proporcionam conforto e segurança. Cortinas em veludo dão um ar clássico. Tanto os equipamentos eletrônicos quanto a iluminação são automatizados.
-
27.
zoom_out_map
27/56
Quarto da Melhor Idade. O ambiente de leitura no Quarto da Melhor Idade tem como referência o escritório do poeta Pablo Neruda, localizado em Valparaíso, no Chile. A composição inclui cadeiras estilo Luiz XV, papel de parede e piso em porcelanato que imita madeira.
-
28.
zoom_out_map
28/56
Sala da Melhor Idade. Comodidade para receber os familiares e recordar os bons momentos são o convite do espaço assinado por Débora Silva. Ela aposta no color blocking, no efeito do revestimento 3D Board e na iluminação em LED.
-
29.
zoom_out_map
29/56
Sala da Melhor Idade. Na Sala da Melhor Idade é possível relembrar boas músicas e degustar vinhos sem precisar utilizar o espaço social da casa. O projeto transita entre o antigo e o moderno, revelados especialmente nos objetos pessoais.
-
30.
zoom_out_map
30/56
Banheiro da Melhor Idade. O conforto ganha várias expressões no projeto de Guilherme Bacchi, seja no calor da madeira de demolição – que dá vida a uma generosa bancada – ou na praticidade do banco, com revestimento de pastilhas que tem continuidade na parede. A presença do verde no jardim vertical e no adesivo de parede acentua a sensação de aconchego.
-
31.
zoom_out_map
31/56
Espaço do Colecionador. O ambiente de Kelly Mendes Oliveira, Jôse Bumlai e Bárbara Rodrigues proporciona uma viagem ao tempo através dos vários objetos dispostos na estante em forma de labirinto. A cômoda Bombè laqueada dialoga com o moderno cubo espelhado, enquanto o grande sofá oferece muito conforto para curtir as memórias.
-
32.
zoom_out_map
32/56
Espaço Ginco. A apresentação de empreendimentos imobiliários desenvolvidos pela empresa tem lugar neste espaço, desenvolvido por Patrícia de Carvalho Jaudy, Raul Bulhões Spinelli e Jhonny Rother. Os conceitos da empresa foram representados por meio de peças de design, projeções de imagens e vídeos com alta tecnologia, além de uma cartela de cores arrojada.
-
33.
zoom_out_map
33/56
Espaço Otaviano Costa. Minimalismo e alta tecnologia comandam o espaço, que inspira momentos de relax e de criação. Nessa linha, a arquiteta Ana Carolina Gori levou para o mesmo ambiente um living, um home theater e um lounge de leitura. Obras de artistas plásticos adicionam cor e personalidade ao ambiente em homenagem ao ator, que é embaixador do Hospital de Câncer.
-
34.
zoom_out_map
34/56
Espaço Rogério Ceni. O home theater projetado pela arquiteta Mariana Ravazzi é destinado para as pessoas que admiram o trabalho do esportista. Confortável e com tecnologia de ponta, o local é contornado pelos painéis de madeira com acabamento em alto brilho. As quatro telas são de autoria do artista plástico paulistano Sérgio Astra.
-
35.
zoom_out_map
35/56
Espaço Rogério Ceni. Alguns objetos de Rogério Ceni estão expostos no ambiente, como uma camiseta, com a qual jogou pela Seleção Brasileira, e a bola de prata de Melhor Goleiro. Os painéis criam um efeito de iluminação difusa. A cadeira Prince tem design de Louise Campbell.
-
36.
zoom_out_map
36/56
Galeria. Idealizado para ser fluido e suave, o espaço foi criado por Juliana Cascaes, Cássia Abdallah, Caroline Arantes e Halinne Figueiredo. A iluminação desenha as paredes e o tronco de árvore representa bem a natureza. A inspiração das profissionais foi Lais, uma menina que enfrentou obstáculos durante sua vida com alegria e deixou a força de seu exemplo em poemas.
-
37.
zoom_out_map
37/56
Garagem. A sintonia entre o rústico e o moderno é o eixo central da criação de Elem Preza, Maria Noemi, Rita Berté e Thiara Borges. Além de guardar o carro, o espaço permite trabalhar ou mesmo receber convidados. Os diferentes nichos da estante trazem movimento, personalizados com objetos.
-
38.
zoom_out_map
38/56
Brinquedoteca. Espaços para recreação e pintura, mesinhas para leitura infantil, cineminha e copa são apenas alguns dos atrativos do ambiente de João Pedro d’Ornellas, Luiz Henrique Romero e Itamara Cenci. Materiais de baixo custo e com funções bem definidas foram priorizados, como o piso emborrachado de fácil limpeza, que absorve pequenos impactos. As cores e as várias possibilidades de interação tornam o ambiente lúdico e estimulante para os pequenos.
-
39.
zoom_out_map
39/56
Árvore da Vida. Criado pelo arquiteto Paulo Molina, o ambiente dá acesso ao Hospital de Câncer de Mato Grosso e reproduz a origem da vida. Assim, uma estrutura funcional foi transformada em algo poético.
-
40.
zoom_out_map
40/56
Café Cult. A essência do estilo oriental conduz o projeto de José Lavaqui, Raiena Lavaqui e Carlos Oseko, que combina o traçado minimalista com um clima gostoso de empório. Tijolinhos, madeira e o mosaico de ladrilhos hidráulicos compõem a ambientação que acolhe ao primeiro olhar.
-
41.
zoom_out_map
41/56
Bar. Os anos 20 estão em alta e surgem no projeto das arquitetas Bianka Corrêa e Karen Matsumoto e das designers de interiores Elizângela Poltronieri e Francisca Queiróz. Mobiliário de linhas sinuosas, papel de parede gráfico e cores marcantes pautam o estilo, que ganha uma tradução urbana e funcional.
-
42.
zoom_out_map
42/56
Restaurante. Garrafas de vidro e peças de madeira, vindas de construções demolidas, foram recuperadas e transformadas em matéria-prima no ambiente de Flávia Zandonadi. O espelho dágua é revestido por uma argamassa com tecnologia alemã, que utiliza detalhes finos de pigmentos de quartzo e cristais swarovski. Uma das paredes é totalmente ocupada pelo jardim vertical e todo seu frescor.
-
43.
zoom_out_map
43/56
Lavabo do Restaurante. A arquiteta Flávia Zandonadi adotou peças em linhas retas no projeto, que ganham a companhia de elementos da natureza e materiais ecológicos, como a madeira de demolição. A iluminação e o estudo de ergonomia garantem o conforto.
-
44.
zoom_out_map
44/56
Loft Todimo. Marcelo Villaça Epaminondas planejou um espaço para um casal sem filhos, que não dispensa tecnologia e requinte no dia a dia. Ele desenvolveu o projeto a partir da integração, unindo sala de estar e cozinha no mesmo espaço. As linhas elegantes do mobiliário e os equipamentos modernos permitem que tudo fique à mostra na cozinha. Um painel em madeira de demolição traz privacidade ao quarto.
-
45.
zoom_out_map
45/56
Loft Todimo. O espaço ganha divisões fluidas, com painéis. O aconchego é prioridade, com móveis planejados, tapetes sob medida e tecidos macios. O tom de concreto nas paredes é outra tendência.
-
46.
zoom_out_map
46/56
Espaço Relax. A intenção é oferecer relaxamento e também conhecimento, segundo o arquiteto Roberto Zandona. Durante um banho de imersão na banheira alemã, é possível assistir a um videoclipe ou estar conectado à Internet, no home theater em madeira de demolição. A luz indireta promove um clima intimista e destaca os objetos moderninhos.
-
47.
zoom_out_map
47/56
Sala de Almoço. Ilana Santiago e Ana Paula Lermen escolheram móveis de madeira, couro e muita vegetação para elaborar o projeto. O grande nicho exibe uma seleção apurada de objetos. A proposta é de um ambiente de estar para receber os amigos para um drink, enquanto a refeição não é servida.
-
48.
zoom_out_map
48/56
Sala de almoço. Ao redor da mesa de madeira, foram dispostos cadeiras confortáveis e um grande banco com almofadas. O jardim impõe sua beleza natural. O piso em mármore dialoga com o papel de parede acetinado - ambos trazem um visual leve.
-
49.
zoom_out_map
49/56
Sala de Estudo. No ambiente de Ivã Guimarães, o mote “pensar e estudar para curar” conduziu cada detalhe. A linearidade do espaço foi bem aproveitada com os móveis de desenho exclusivo, com linhas diagonais que garantem uma disposição original dos livros. Outro destaque são as obras de arte de pintores cuiabanos e os grafites de Thiago Sinohara.
-
50.
zoom_out_map
50/56
Sala de Leitura. Um lugar para aproximar toda a família. Com essa ideia, Cláudia Oliveira, Carlos Pacheco, Marlei Nina e Kátia Shibasaki criaram o projeto, que traz uma exposição de livros e uma biblioteca virtual que agradam a todos os estilos. Painéis em laca e madeira envolvem, enquanto o porcelanato enfatiza a sofisticação. Nessa mistura, as poltronas e cadeiras Sayl sobressaem pelo máximo conforto.
-
51.
zoom_out_map
51/56
Loja e Chocolateria. Os acadêmicos Alexander Sandhas, Érika Fiorino e Adrielle Silva, do 5° semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cuiabá (UNIC), desenvolveram o projeto sob a supervisão das professoras Paula Libos, Nedyr Galhardo e Anna Feuerharmel. O espaço de 55m² comporta loja, chocolateria e lavabo, que trazem o calor do laranja e da madeira em móveis robustos, juntamente com a leveza do vidro. A iluminação em LED foi aplicada aos expositores da loja e banha de luz a curvatura do forro de gesso.
-
52.
zoom_out_map
52/56
Sala de Vinhos. O estilo retrô inspira o projeto de Kelly Tavares e Letícia Mesquita, cujo layout divide os 44m2 em ambientes de estar, de degustação e operacional. A parede principal foi revestida de ladrilhos hidráulicos, acompanhados pelas arandelas exclusivas em louça colorida.
-
53.
zoom_out_map
53/56
Sala de Vinhos. As garrafas são armazenadas em adegas refrigeradas. Materiais como a pedra e madeira contribuem para o aconchego, criando uma ambientação ideal para a apreciar um bom vinho.
-
54.
zoom_out_map
54/56
Wine Bar. O ritual e a arte de apreciar um vinho nortearam o projeto de Muriel Rios e Kiti Mello. Os móveis de linhas retas e em madeira remetem às caves e deixam todos os rótulos à vista - são eles os elementos mais importantes do espaço. Mesas e poltronas nos tons de vermelho e vinho convidam a uma pausa para a degustação.
-
55.
zoom_out_map
55/56
Varanda. Roberta Bertazzo propõe uma varanda diferente, em 70m². Os móveis são distribuídos de forma despojada e as cores fortes envolvem ainda mais os visitantes. Repare na mesa de centro: ela foi feita em madeira de demolição do antigo estádio Presidente Dutra. O painel de cana-de-açúcar é outro detalhe especial. Por conta do clima quente de Cuiabá, optou-se por telhas brancas que não absorvem calor.
-
56.
zoom_out_map
56/56
SPA e Banheiro Funcional. A palavra SPA significa terapia pela água. Seguindo à risca esse conceito, os arquitetos Ana Carolina Dias Ferreira, Fabrício Stellato e Nicácio Lemes e a designer de interiores Stéfany Miranda Moura desenvolveram o projeto em 70m². O ambiente foi elaborado a partir da madeira, presente no sinuoso deck, e de tecnologia em luz e som automatizados. Mas a estrela é a banheira com almofadas de couro para a cabeça, quatro pontos de cromoterapia, aquecedor, escada em madeira, frigobar de 32 litros, cascata e outros itens.