Continua após publicidade

Banheiros de estudantes são premiados pela DECA

Fernando Piva, Roberto Negrete e outros grandes arquitetos e decoradores foram conhecer a futura geração de profissionais no Prêmio Estudos de um Banheiro

Por Reportagem e fotos Cristiane Komesu
Atualizado em 20 dez 2016, 19h11 - Publicado em 6 set 2013, 20h51

Bolhas de sabão, uma aeronave e até instrumentos musicais serviram como inspiração para os projetos inscritos no concurso Estudos de um Banheiro, promovido pela Deca. Os ganhadores foram premiados em cerimônia no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo. A estudante Caroline Pimenta Medeiros (Etec Júlio de Mesquita) foi a vencedora da categoria “Banheiro de Casa de Espetáculo” e ganhou também o direito de expor na Casa Cor São Paulo 2014. Andrea Ligia dos Reis Lucas Lamotte (FIAM-FAAM) venceu a categoria “Banheiro de Aeroporto”; Gustavo Portela (Universidade Cândido Mendes) foi premiado por seu “Banheiro de Apartamento Tipo Estúdio”, e Ancelmo Andrello Magalhães Azevedo (Universidade Anhembi Morumbi) venceu na nova categoria “Banheiro como Equipamento Urbano”. Logo após a nossa galeria de fotos, você conhece mais sobre a premiação: 

O Concurso

Estudos de um Banheiro seleciona projetos de estudantes do ensino técnico e superior, com objetivo de chamar atenção para as particularidades deste ambiente, “A preocupação da Deca sempre foi dar uma contribuição à formação do fututo professional. Percebemos que há uma dúvida, um gap de informações específicas sobre banheiros”, afirma Fátima Barnabé, arquiteta da Deca. Para ela, esta é uma oportunidade para os jovens “pensarem fora da caixa” num momento importante, em que estão aprendendo.

Neste ano, o concurso chegou a sua 18a edição e, pela primeira vez, além de estudantes de Design de Interiores, puderam participar também os estudantes do curso de Arquitetura. Os futuros arquitetos receberam o desafio de pensar estruturas para espaços públicos, na categoria “Banheiro como Equipamento Urbano”.

Continua após a publicidade

Flávia Pardini, gerente de promoção e propaganda da Deca, destacou a evolução dos projetos apresentados ao longo dos 18 anos do concurso. “Ficamos surpresos com o nível de preparo desses jovens. Acredito que qualquer projeto entre os finalistas poderia ser levado à cidade hoje”, diz.

Contemplada no sorteio entre os quatro vencedores da noite, a estudante Caroline Pimenta Medeiros, de 19 anos, terá a oportunidade de expor na Casa Cor São Paulo, o maior evento de arquitetura e  decoração das Américas. Em seu projeto para o banheiro de uma casa de espetáculos, inspirou-se em um violão, usando elementos como a madeira e formas curvas, característicos do instrumento. “Com certeza vai ser um diferencial para a minha carrieira ser vencedora de um concurso da Deca, ainda estudante”, afirma.

 

Publicidade
Publicidade