Casa Created with Sketch.

Ateliê de cibercostura discute espaços interativos

Cenografia organizada pelo escritório Guto Requena Arquitetura e Design promove discussõo sobre arte, tecnologia e arquitetura.

Pessoas interagem com o Ateliê de [Ciber]costura

 (/)

Até o dia 28 de novembro, o SESC Pompéia de São Paulo recebe o Atêlie de costura como parte dos eventos da Mostra Sesc de Artes 2010. A cenografia, espalhada por 250 m², estabelece um diálogo com arte, tecnologia e com o próprio lugar que abriga a exposição.

A estrutura montada para receber os visitante traz uma longa superfície translúcida, que se desenrola pelo espaço relacionando-se com o entorno e criando as áreas reservadas necessárias para a prática de diversas atividades. Esta parede translúcida responde aos estímulos do ambiente, mudando de cor graças aos diversos sensores que captam movimento e nível sonoro das pessoas que transitam pelo prédio. Cores e padrões gráficos distintos convidam a reflexão do público sobre a maneira que ocupam, passeiam e se comportam dentro deste espaço.

Além disso, a cenografia incorpora elementos de impacto afetivo nos visitantes, adquiridos em lojas de aviamentos e depósitos de móveis usados, como a seleção de cadeiras gastas pelo tempo, porcelanas decorativas, máquinas de costura, novelos de lã, agulhas de tricô e tapetes antigos. A isso soma-se aos elementos de alta tecnologia que permeiam nosso cotidiano atual: chips, microcontroladores, LEDs e transistores.

Desde a concepção do projeto, os organizadores queriam que a exposição gerasse o menor impacto ambiental possível. Assim, além da locação e re-uso dos objetos e mobiliários cenográficos, toda estrutura de madeira pinus certificada da parede e o plástico bolha que faz sua vedação, serão doados para uma cooperativa de reciclagem de resíduos.

E como parte do projeto, os visitantes ainda poderão assistir a palestras e encontros com artistas e, participar de oficinas de arte e costura que visam a troca de ideias e experiências. Abaixo, algumas fotos do Ateliê:

Visão geral do Ateliê de [Ciber]costura no SESC Pompéia de São Paulo.

 (/)

Parte do Ateliê de [Ciber]costura no SESC Pompéia de São Paulo.

 (/)

Meninas interagem com os matérias e objetos do Ateliê [Ciber]costura

 (/)

Mais informações:

ATELIÊ DE COSTURA

Curadoria: Gabriela Carneiro

Cenografia e Direção de Arte: Guto Requena Arquitetura e Design

Equipe: Guto Requena, Paulo de Camargo e Lucas Ciciliato

Técnico de Interação: Radamés Ajna

Produção: COM TATO -Agência Cultural e Célula – Agência de produções

Design Gráfico: Poliana Melo

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s