Arquitetos imaginam habitação de gelo para astronautas enviados a Marte
Há água corrente em Marte e a NASA também tem planos de enviar astronautas para lá. Um escritório de arquitetura nova-iorquino ganhou uma competição promovida pela instituição para imaginar uma habitação que faça sentido nas condições atmosféricas do planeta
A grande notícia deste dia 28 de setembro — em termos, digamos, universais — é que há água corrente em Marte. É isso mesmo: água líquida e cheia de sal — que se forma, provavelmente, através do contato do vapor de água com o solo. O anúncio tão esperado aconteceu hoje, pouco antes do almoço, via live streaming da NASA, e deixou o mundo todo ansioso e surpreso. A esta altura, você já sabe: se há água, há possibilidade de existir vida — tanto no passado quanto no futuro… Não é emocionante?
Mas não é só isso: há alguns anos, a NASA está preparando uma missão para levar os primeiros astronautas a Marte — hoje apenas robôs já pousaram no planeta vermelho. Como é bem complicado fazer esta viagem e é necessário uma série de preparativos, eles lançaram um concurso para arquitetos da Terra: criar uma espécie de estação ou casa para abrigar os primeiros habitantes do planeta vermelho. Foram 30 projetos finalistas de arquitetos renomados, incluindo o escritório inglês foster + partners. O vencedor foi o nova-iorquino Clouds Architecture Office com a ICE House, que propôs criar uma superfície de gelo sob uma membrana de ETFE, ou seja, plástico. Esta estranha superfície é criada com uma espécie de impressora 3D, um processo bem louco que brinca com as condições de temperatura e pressão da água para chegar neste formato (veja o vídeo aqui). A habitação permite que o astronauta tenha uma bela visão da paisagem de Marte numa espécie de varanda, sem ter que usar toda aquela vestimenta, já que o ambiente fica cheio de oxigênio através de um jardim vertical hidropônico. Se o projeto faz algum sentido, a NASA deve saber… O fato é que ele é o grande vencedor de um prêmio de 25 mil dólares. De qualquer forma, parece tudo uma grande loucura, não acham?
+ Aproveite a onda espacial e veja este copo de uísque criado para ser usado em outra gravidade