Casa Created with Sketch.

8 pontes que são ícones da arquitetura brasileira

Aproveitamos o aniversário da Rio-Niterói para reunir algumas pontes Brasil afora que são belos exemplos arquitetônicos

42nd-anniversary-of-rio-niteroi-bridge-opening-5135341440729088

 (/)

A Ponte Rio-Niterói completa 42 anos hoje, 4 de março, e foi o tema do Doodle do dia no Brasil. Aproveitamos o aniversário da estrutura icônica para reunir algumas pontes Brasil afora que, além de conectar bairros, cidades, estados e até nos levar para países vizinhos, são belos exemplares da arquitetura brasileira.  

1. Ponte Rio-Niterói

1--rio-niteroi_Reprodução-meioambienterio

 (/)

A aniversariante do dia, que oficialmente se chama Ponte Presidente Costa e Silva, é um símbolo do estado do Rio de Janeiro. Com mais de 13 quilômetros, a ponte foi a segunda maior do mundo na época de sua inauguração e hoje ocupa a 11a posição.

 

2. Ponte Dom Pedro II

2--dom-pedro-ii_Reprodução-Blogspot

 (/)

Construída nos anos 50, a ponte metálica fica sobre o Rio São Francisco, encravada entre os cânions de mais de 80 m de altura. A estrutura, que liga os municípios de Paulo Afonso, na Bahia, e Delmiro Gouveia, em Alagoas, também é referência para a prática de esportes radicais como bungee jump e rapel.

 

3. Ponte Benjamin Constant

3--benjamin-constant_Reprodução-Skyscraper-City

 (/)

Em estilo inglês, foi erguida entre 1892 e 1895 em Manaus com peças trazidas da Inglaterra. Em 1938, a ponte de aço e ferro, um dos marcos históricos da capital do Amazonas, foi totalmente reconstruída e já passou por várias reformas desde então.

 

4. Ponte Juscelino Kubitschek

4--jk_foto-Mario-Roberto-Duran-Ortiz

 (/)

Com seus três arcos assimétricos sobre o Lago Paranoá, em Brasília, a Ponte JK é jovem – foi inaugurada em 2002. No ano seguinte, foi eleita a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos.

 

5. Ponte Honestino Guimarães

5--honestino-guimarães_Reprodução-Blogspot

 (/)

Projetada por ninguém menos que Oscar Niemeyer, a ponte inaugurada em 1976 também cruza o Lago Paranoá com seus 400 m de extensão. Chamada antes de Ponte Costa e Silva, mudou de nome no ano passado para homenagear Honestino Guimarães, líder estudantil desaparecido durante a ditadura militar.

 

6. Ponte Internacional da Amizade

6--da-amizade_Reprodução-www

 (/)

A famosa ponte que liga Brasil e Paraguai pelas cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este, completou 50 anos em 2015. O arco de 290 m de vão livre era um recorde na época de sua inauguração.

 

7. Ponte Hercílio Luz

7--hercílio-luz_Reprodução-www

 (/)

Declarada patrimônio nacional, o cartão postal de Santa Catarina conecta a parte insular e a continental de Florianópolis. Com mais de 819 m de extensão, é considerada a maior ponte pênsil do Brasil e uma das maiores do mundo.

 

8. Ponte Octávio Frias de Oliveira

8--estaiada_Reprodução

 (/)

Mais conhecida como Ponte Estaiada, graças aos cabos de aço da estrutura, tornou-se um novo postal de São Paulo. Outra particularidade da ponte é o mastro de concreto em formato de X, que tem 138 m de altura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s