8 obras da arquitetura moderna para visitar durante a Rio 2016
O site Dezeen fez uma lista com exemplos da produção moderna no Brasil que você não pode perder se for à cidade maravilhosa
A produção moderna é um marco na história da arquitetura no Brasil e o Rio de Janeiro abriga belos exemplos de edifícios modernistas. Faltando poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o site Dezeen selecionou oito obras modernistas para visitar na cidade maravilhosa. A lista inclui um pouco de tudo: instituições culturais, igrejas, casas, edifícios residenciais e até o calçadão de Copacabana. Confira:
1. Museu de Arte Contemporânea de Niterói, de Oscar Niemeyer
Com sua forma de tigela sobre um pedestal e uma passarela vermelha sinuosa, o museu projetado pelo mais famoso arquiteto brasileiro oferece vista para a Baía de Guanabara.
2. Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, de Edgar Fonseca
A catedral ganhou a forma de um cone de concreto de 96 metros de altura e com padrão em grade. Quatro vitrais colorem o interior da igreja e deixam a luz natural entrar.
3. Palácio Gustavo Capanema, de Lucio Costa
Um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna no Brasil, o edifício funcionou como sede do Ministério de Educação e Cultura. Apoiado em pilotis de dez metros de altura, o prédio abriga um jardim projetado por Roberto Burle Marx e painéis de azulejos de Cândido Portinari.
4. Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, de Affonso Eduardo Reidy
Mais conhecido como Pedregulho, o edifício de 1947 abriga 328 unidades habitacionais, destinadas a funcionários públicos quando o Rio era a capital federal. A estrutura de concreto ondulada é cortada ao meio por uma passarela.
5. Instituto Moreira Salles, de Olavo Redig de Campos
Hoje sede do instituto cultural, a construção foi projetada originalmente para ser a casa da família Moreira Salles. Com paredes de vidro em três lados, a residência se abre para o jardim com uma piscina de forma irregular desenhada por Roberto Burle Marx.
6. Casa das Canoas, de Oscar Niemeyer
A casa projetada por Niemeyer para ele mesmo e sua família tem um telhado branco cheio de curvas. Apoiado em pilares finos, ele cobre porções da área externa e as fachadas de vidro.
7. Museu de Arte Moderna, de Affonso Eduardo Reidy
O museu é marcado pela fileira de colunas de concreto, que se angulam para o exterior. Do terraço, os visitantes têm vistas da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.
8. Calçadão de Copacabana, de Roberto Burle Marx
Quem vai assistir aos jogos de vôlei de praia em Copacabana vai ver também as ondas formadas pelos mosaicos que Burle Marx desenhou e que correm paralelos à areia.
Leia também: Conheça o Parque Olímpico de Deodoro, o maior dos Jogos Rio 2016
Conheça as 10 arenas Olímpicas mais importantes da RIO 2016