Casa Created with Sketch.

7 coisas que arquitetos e decoradores nunca terão em suas casas

Alguns especialistas contaram o que eles não usariam nas próprias casas. A maioria dos itens está relacionado à praticidade. Vem ver!

A gente sabe da importância dos arquitetos e designers na hora de elaborar um projeto que se encaixe exatamente no espaço que temos e nas necessidades dos moradores. Saber o que os experts indicam em termos de decoração, o que é tendência ou não também ajuda muito na hora de escolher o que queremos para nossa casa. Agora, e se soubéssemos o que eles jamais usariam nas próprias casas? Isso também daria uma boa ideia do que deixar bem longe da nossa. O site Domain perguntou para arquitetos, designers e estilistas o que eles evitariam na hora de decorar. Veja as respostas:

Concreto polido

1-cozinha-com-concreto-polido

 (/)

“A única coisa que eu não teria na minha casa é concreto polido”, diz Craig Spratling, da construtora Create Construction, em Sidney. “Eles podem ficar incríveis, mas é muito difícil de alcançar esse ponto. Mesmo quando se consegue, as chances de haver uma rachadura são grandes (juntas de dilatação são necessárias para reduzir o risco), além da manutenção e da limpeza serem difíceis. Mesmo com muito cuidado, é difícil não manchar, e uma vez que mancha, não há como voltar atrás. Áreas como a cozinha, em que é comum derrubar alimentos, são piores. Um produto de limpeza errado pode colocar tudo a perder…”, completa.

Bancadas de mármore

2-cozinha-com-bancada-de-marmore

 (/)

“Ser um arquiteto me dá um olhar mais apurado sobre características de projeto e de construção que funcionam e que não funcionam”, diz Con Mihas, do escritório Home Impact Architecture and Construction, em Sidney. Mihas diz que nunca teria bancadas de mármore em sua casa. “Elas são esteticamente agradáveis, mas absorvem muitas manchas e não são práticas, além de serem caras”.

Parapeito de vidro

3-escada-com-parapeito-de-vidro

 (/)

Con Mihas também evitaria este material. “Simplesmente porque exigem uma alta manutenção. Eles só ficam bons se estiverem impecavelmente limpos e sabemos que isso é impossível, principalmente se tiver crianças em casa”, diz.

Espaços inflexíveis

4-maracana-house-lapa-sp

 (/)

“Os espaços precisam ser flexíveis e funcionais. Encontramos cada vez mais projetos que um quarto é incorporado à outra área. As pessoas tem desejado mais espaços amplos, que possam ser usados no dia a dia dos moradores, mas que sirvam como área de entretenimento. Há muitas cozinhas com grandes bancadas, que servem para refeições e outras atividades, salas de estar que se integram com jardins e pátios, por exemplo”, opina Richard Middleton do escritório Richard Middleton Architects em Melbourne.

Piso em madeira na cozinha

5-cozinha-com-piso-em-madeira

 (/)

Mais uma vez, a manutenção é gigante. “É lindo, mas é uma escolha impraticável. Na cozinha, óleo cai no chão, entre outras coisas, e a circulação é grande. Até as madeiras mais duráveis e resistentes ficariam desgastadas”, diz Mihas.

Revestimento de pedra

6-revestimento-de-pedra-

 (/)

“Eu nunca usaria esse tipo de revestimento na minha casa ou nas casas que eu projeto”, diz Katrina Malyn, designer na Projector Design, em Sidney. “Se você quer usar pedra no projeto da casa, seja no interior ou exterior, é preferível usar a pedra sólida, não esse revestimento que são pedras empilhadas, que parecem um pouco imitação, sem um aspecto natural. Claro que uma grande parede revestida pode custar além do orçamento, mas você pode introduzir pedra no seu projeto de outras formas que vão criar um efeito visual tão bonito quanto”, completa.

Porões

32-mancave-instrumentos

 (/)

Segundo Mihas, as pessoas ficam encantadas com a possibilidade de espaço extra ou da construção de man caves, por exemplo. Mas eles são caros para construir e estão sujeitos à inundação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s