17 doodles que homenageiam personalidades do design e da arquitetura

Hoje, 23 de outubro, o google homenageia a escultora Lygia Clark em seu logo. Confira outras vezes que personalidades do universo da arte e da arquitetura já viraram doodles

Por Nádia Sayuri Kaku Atualizado em 15 dez 2016, 11h19 - Publicado em 23 out 2015, 16h22
01

Em uma referência à icônica obra “Bichos”, o logo do google do dia 23 de outubro de 2015 homenageia o aniversário de 95 anos da artista visual Lygia Clark. As letras são formadas pelas esculturas que ficaram famosas por serem móveis e que podiam ser modificadas por qualquer um. Este ano, sua neta, Alessandra, lançou uma lumináriainspirada na avó durante o Design Weekend.

 

02

Lina Bo Bardi, arquiteta que projetou o Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado na capital paulista, foi homenageada pelo Google pelo centenário de seu nascimento no dia 5 de dezembro de 2014. O logo do buscador foi ilustrado com uma imagem do museu, umas das principais obras da arquiteta, realizada em 1958. O edifício está localizado na Avenida Paulista e é famoso por ser o prédio com o maior vão livre da América Latina, com 70 metros de comprimento.

 

03

O artista russo e professor da Bauhaus, Wassily Kandinsky, recebeu uma homenagem do Google pelos 148 anos do seu nascimento, em 16 de dezembro de 2014.

 

04

O arquiteto alemão Mies van der Rohe foi homenagedo em 27 de março de 2012, em comemoração aos 126 anos de seu nascimento. Entre seus trabalhos de destaque estão: a Biblioteca Martin Luther King em Washington, a Galeria Nacional em Berlim e o Seagram Building em Nova York. 

 

05

A homenagem ao 138º aniversário de Frank Lloyd Wright foi ao ar no dia 8 de junho de 2005 e fazia uma referência à famosa Casa da Cascata.

 

06

No dia 15 de dezembro de 2011, o doodle da Suíça, Áustria e Alemanha exibiram uma homenagem a Friedensreich Hundertwasse, um artista austríaco que também se destacou no ramo da arquitetura.

 

07

O paisagista brasileiro Roberto Burle Marx foi o homenageado do doodle do Google Brasil do dia 4 de agosto de 2011.

 

08

No dia 30 de julho de 2011, o 500º aniversário de Giorgio Vasari foi comemorado no Google Itália. O artista renascentista foi um famoso pintor e arquiteto.

 

09
Continua após a publicidade

Sir George Gilbert Scott, arquiteto inglês da era Vitoriana, foi o homenageado no dia 13 de julho de 2012 nas páginas do Google do Reino Unido.

 

10

Jože Plečnik foi um arquiteto esloveno que possui obras em Ljubljana, sua cidade natal, Viena, Belgrado e Praga. Foi homenageado no Google Eslovênia no dia 23 de janeiro de 2012.

 

11

Jan Kaplický foi um arquiteto tcheco radicado no Reino Unido. O doodle em sua homenagem foi exibido na República Tcheca em 18 de abril de 2012 e exibia o prédio da Biblioteca Nacional da República Tcheca.

 

12

Paul Abadie foi um arquiteto francês. Autor de, entre outras obras, a fachada e o pórtico da Igreja de Santo André, o Palácio da Justiça, a prisão de Angoulême e a Basílica de Sacré Cœur de Montmartre, em Paris, e a Abadia de Westminster, no centro de Londres. Seu doodle foi exibido no Google França em 9 de novembro de 2012.

 

13

Tapio Wirkkala foi um designer e escultor finlandês, precursor da arte industrial em seu país. Ficou famoso por criar produtos para a marca Iittala, especialista em produtos de vidro e de cozinha. O doodle representa itens da linha Kantarelli.

 

14

Isamu Noguchi foi um escultor, designer, artesão, arquiteto e paisagista notável, além do homenageado do Google Japão em 17 de novembro de 2009.

 

15

Mimar Sinan viveu no século XV e foi o arquiteto responsável por muitas das mesquistas do império turco otomano. Foi o homenageado do doodle da Turquia em 15 de abril de 2009.

 

16

Charles Rennie Mackintosh foi um arquiteto e designer escocês, que se baseou na tradição escocesa, juntando elementos de inspiração japonesa e de Art Nouveau. Seu doodle foi ao ar no dia 7 de junho de 2008, no Google do Reino Unido.

 

17

Considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, o arquiteto Walter Groupius foi o fundador da escola Bauhaus, que teve Mies van der Rohe como um de seus diretores. O doodle foi exibido mundialmente no dia 17 de maio de 2008.

Continua após a publicidade

Publicidade