Casa Created with Sketch.

17 doodles que homenageiam personalidades do design e da arquitetura

Hoje, 23 de outubro, o google homenageia a escultora Lygia Clark em seu logo. Confira outras vezes que personalidades do universo da arte e da arquitetura já viraram doodles

01

 (/)

Em uma referência à icônica obra “Bichos”, o logo do google do dia 23 de outubro de 2015 homenageia o aniversário de 95 anos da artista visual Lygia Clark. As letras são formadas pelas esculturas que ficaram famosas por serem móveis e que podiam ser modificadas por qualquer um. Este ano, sua neta, Alessandra, lançou uma lumináriainspirada na avó durante o Design Weekend.

 

02

 (/)

Lina Bo Bardi, arquiteta que projetou o Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado na capital paulista, foi homenageada pelo Google pelo centenário de seu nascimento no dia 5 de dezembro de 2014. O logo do buscador foi ilustrado com uma imagem do museu, umas das principais obras da arquiteta, realizada em 1958. O edifício está localizado na Avenida Paulista e é famoso por ser o prédio com o maior vão livre da América Latina, com 70 metros de comprimento.

 

03

 (/)

O artista russo e professor da Bauhaus, Wassily Kandinsky, recebeu uma homenagem do Google pelos 148 anos do seu nascimento, em 16 de dezembro de 2014.

 

04

 (/)

O arquiteto alemão Mies van der Rohe foi homenagedo em 27 de março de 2012, em comemoração aos 126 anos de seu nascimento. Entre seus trabalhos de destaque estão: a Biblioteca Martin Luther King em Washington, a Galeria Nacional em Berlim e o Seagram Building em Nova York. 

 

05

 (/)

A homenagem ao 138º aniversário de Frank Lloyd Wright foi ao ar no dia 8 de junho de 2005 e fazia uma referência à famosa Casa da Cascata.

 

06

 (/)

No dia 15 de dezembro de 2011, o doodle da Suíça, Áustria e Alemanha exibiram uma homenagem a Friedensreich Hundertwasse, um artista austríaco que também se destacou no ramo da arquitetura.

 

07

 (/)

O paisagista brasileiro Roberto Burle Marx foi o homenageado do doodle do Google Brasil do dia 4 de agosto de 2011.

 

08

 (/)

No dia 30 de julho de 2011, o 500º aniversário de Giorgio Vasari foi comemorado no Google Itália. O artista renascentista foi um famoso pintor e arquiteto.

 

09

 (/)

Sir George Gilbert Scott, arquiteto inglês da era Vitoriana, foi o homenageado no dia 13 de julho de 2012 nas páginas do Google do Reino Unido.

 

10

 (/)

Jože Plečnik foi um arquiteto esloveno que possui obras em Ljubljana, sua cidade natal, Viena, Belgrado e Praga. Foi homenageado no Google Eslovênia no dia 23 de janeiro de 2012.

 

11

 (/)

Jan Kaplický foi um arquiteto tcheco radicado no Reino Unido. O doodle em sua homenagem foi exibido na República Tcheca em 18 de abril de 2012 e exibia o prédio da Biblioteca Nacional da República Tcheca.

 

12

 (/)

Paul Abadie foi um arquiteto francês. Autor de, entre outras obras, a fachada e o pórtico da Igreja de Santo André, o Palácio da Justiça, a prisão de Angoulême e a Basílica de Sacré Cœur de Montmartre, em Paris, e a Abadia de Westminster, no centro de Londres. Seu doodle foi exibido no Google França em 9 de novembro de 2012.

 

13

 (/)

Tapio Wirkkala foi um designer e escultor finlandês, precursor da arte industrial em seu país. Ficou famoso por criar produtos para a marca Iittala, especialista em produtos de vidro e de cozinha. O doodle representa itens da linha Kantarelli.

 

14

 (/)

Isamu Noguchi foi um escultor, designer, artesão, arquiteto e paisagista notável, além do homenageado do Google Japão em 17 de novembro de 2009.

 

15

 (/)

Mimar Sinan viveu no século XV e foi o arquiteto responsável por muitas das mesquistas do império turco otomano. Foi o homenageado do doodle da Turquia em 15 de abril de 2009.

 

16

 (/)

Charles Rennie Mackintosh foi um arquiteto e designer escocês, que se baseou na tradição escocesa, juntando elementos de inspiração japonesa e de Art Nouveau. Seu doodle foi ao ar no dia 7 de junho de 2008, no Google do Reino Unido.

 

17

 (/)

Considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, o arquiteto Walter Groupius foi o fundador da escola Bauhaus, que teve Mies van der Rohe como um de seus diretores. O doodle foi exibido mundialmente no dia 17 de maio de 2008.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s