Casa Created with Sketch.

Como multiplicar os pontos de tomadas com segurança

Usar extensões para multiplicá-los pode facilitar o dia a dia, mas é importante ter cuidados para não causar sobrecarga

Os aparelhos eletrônicos estão aí para facilitar o nosso dia a dia, mas a quantidade deles faz surgir uma necessidade: multiplicar os pontos de tomadas. Como estamos mais em casa, o uso de extensões elétricas é uma alternativa para ligar um equipamento perto da cama, na cozinha, na mesa de estudo ou home office, mas é importante ter cuidados no uso deste produto para não ter aquecimento, curto-circuito na tomada ou mesmo sobrecarga na instalação elétrica.

No Brasil, uma tomada residencial comum tem 10 ou 20 ampères (A), de acordo com o modelo utilizado. O importante é que a soma das potências dos equipamentos conectados não seja superior à capacidade de corrente da tomada – nem da capacidade nominal da extensão.

 (Reprodução/Casa.com.br)

A equipe técnica da fábrica de materiais elétricos da Tramontina explica que as extensões são indicadas para conectar aparelhos que consomem pouca energia – como celular, TV, rádio, abajur, ventilador portátil, computador e outros que consomem, no máximo, 10A. Os aparelhos que consomem 20A, são os que consomem mais energia, como micro-ondas, aquecedor e secador de cabelo. Essa informação deve estar na embalagem do produto, junto com a voltagem.

As extensões existentes são facilmente encontradas em lojas de material elétrico e construção, e até em supermercados. Na hora da compra, a orientação é observar a procedência dos itens e adquirir somente produtos de empresas reconhecidas, feitos em conformidade com as normas de fabricação vigentes.

 (Reprodução/Pinterest)

Vale lembrar que, ao ligar o aparelho à extensão, o usuário deve usar a tomada mais próxima do local onde precisa de energia elétrica, para evitar fios espalhados pelo chão e possíveis acidentes. Havendo dúvidas, o indicado é consultar um profissional habilitado para a configuração correta da instalação elétrica e execução de possíveis serviços.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s